Região das Agulhas Negras está mobilizada para o Dia D de Vacinação contra a Gripe

0

AGULHAS NEGRAS

Conforme o calendário de imunização elaborado pelo Ministério da Saúde, todos os municípios brasileiros realizarão neste sábado, dia 12, o Dia D de Vacinação contra a Gripe, aberta a toda população. A campanha nacional teve adesão do estado do Rio de Janeiro no dia 24 de abril, e desde então já prestou atendimento aos idosos, gestantes, crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos, trabalhadores da área da saúde, puérperas (as mulheres em pós-parto), além da população carcerária e funcionários do sistema prisional. O Dia D é uma data de reforço e amplo atendimento durante a campanha nacional, que seguirá oficialmente até o dia 1º de junho. A vacina tem duração de um ano e protege contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B.

Na Região das Agulhas Negras, os municípios de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis, estão mobilizados para atender seus habitantes. Em Resende, a campanha acontecerá entre 8h e 17h, em todos os postos de saúde da rede municipal e também no Centro Municipal de Imunização, no Centro. Serão 32 salas de vacinação disponibilizadas com equipes de cinco a sete funcionários. Na cidade a mobilização abrangerá também a Guarda Municipal, a Superintendência de Vigilância em Saúde e de Atenção Básica, além da Secretaria de Saúde, que terá representantes nos pontos de vacinação. São 15 mil doses da vacina distribuídas na rede pública para atender os grupos prioritários e outras três mil doses serão integradas na campanha para o Dia D, neste sábado. “O Dia D representa uma grande mobilização para que possamos atender o maior número possível de pessoas pertencentes aos grupos prioritários. A vacina previne contra um vírus que pode ser letal, por isso, os grupos de maior risco, recomendados pelo Ministério da Saúde, precisam se conscientizar e tomar a vacina que representa a mais eficiente forma de prevenção”, explica a coordenadora do Centro Municipal de Imunização de Resende, Maria Regina de Paula.

IMUNIZAÇÃO EM ITATIAIA

Em Itatiaia, a coordenadora do Centro de Imunização, Andrea Millen, toda a rede de postos estará aberta neste sábado durante o Dia D de Vacinação contra a Gripe, entre 8h e 17h. “A campanha acontece no município desde o dia 24. Assim como ocorre atualmente, no Dia D as doses da vacina serão aplicadas na Policlínica Municipal, no Centro, e nas Unidades de Saúde dos bairros Vila Magnólia, Vila Flórida, Vila Esperança, Campo Alegre, Penedo, Maromba e Marechal Jardim”, afirma. Nesta sexta-feira, dia 11, o cronograma da campanha encerra a vacinação ao grupo prioritário especificamente formado pelas crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos, alem das puérperas. Em Itatiaia somente este grupo tem a expectativa de vacinar 551 crianças e 45 puéperas.

A dose da vacina contra a gripe tem validade de um ano, por isso o indivíduo deve se imunizar anualmente

POSTOS ATIVOS EM PORTO REAL

Na cidade de Porto Real, a Secretaria de Saúde está mobilizada para o Dia D de Vacinação contra a Gripe. A coordenadora de Imunização, Kátia Virgílio, ressaltou que o atendimento também será realizado entre 8h e 17h. “Haverá atendimento com vacinação no Dia D na Central de Vacinas, Policlínica do Bairro de Fátima, ESF Jardim Real, ESF Centro, ESF Freitas Soares, ESF São José, ESF Bulhões e no Ambulatório Saúde Mental, que fica ao lado da Escola Cruz e Souza no Jardim das Acácias. A meta é vacinar 90% da população para todos os grupos prioritários. As pessoas com doenças crônicas precisam levar a prescrição médica. Outra orientação é para quem tem o cartão de vacina, para que leve para orientação da equipe médica” informa Kátia Virgílio, lembrando que o Dia D é uma mobilização nacional e todas as unidades estarão abertas para receber os grupos prioritários. “A campanha seguirá ativa até 1º de junho e aqueles que não se vacinarem neste sábado, devem procurar a unidade de saúde mais próxima até o prazo final da campanha”, reforça a coordenadora.

PREPARATIVOS EM QUATIS

Em Quatis, a Secretaria Municipal de Saúde divulgará até a tarde desta quinta-feira, dia 10, os horários de vacinação para o Dia D contra a Gripe. Entretanto, já está confirmado que a imunização no sábado acontecerá nas mesmas unidades médicas onde atualmente os moradores recebem as doses da vacina, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h. Além disso, as equipes de trabalho para o Dia D também estão sendo formadas. Desta forma, em Quatis a vacinação ocorrerá neste sábado, em horário a ser definido pelo governo local, nos postos de saúde dos bairros Nossa Senhora do Rosário, Mirandópolis, Jardim Independência, Jardim Pollastri, além das unidades básicas da zona rural e da Casa da Criança, no Centro.