Prefeito de Volta Redonda faz balanço dos 100 primeiros dias de seu 6º mandato

Neto destaca diversas conquistas no período, em áreas como saúde e segurança

Por Tânia Cruz
prefeito de volta redonda faz balanço dos 100 primeiros dias de seu 6º mandato arquivo secom

VOLTA REDONDA
Com 100 dias de seu sexto mandato completos nesta quinta-feira (10), o prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, destaca algumas conquistas e investimentos ocorridos nesse período de início de governo, acrescentando que muito já foi feito e muito mais será entregue para a população. “Todo início de um novo mandato e de ano propriamente dito é um período de ajustes, planejamento, de trabalhar bastante para definir os melhores caminhos e, além de garantir uma cidade boa e em funcionamento, investir no futuro de Volta Redonda”, afirmou Neto.
Uma das primeiras ações aconteceu justamente no primeiro dia útil de 2025, dia 2 de janeiro, quando o governo municipal, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão(Seplag), abriu o Orçamento Participativo. “Tomamos essa medida inédita até então, e é por meio do Orçamento Participativo que as prioridades escolhidas pelos cidadãos no momento do voto são transformadas em ações concretas da prefeitura na prestação dos serviços essenciais à população”, explicou o prefeito.
Ainda em janeiro, muitas outras melhorias foram implantadas, uma delas na Saúde, com a marcação de consultas nas unidades básicas de saúde por meio da internet, proporcionando mais agilidade e conforto aos cidadãos que utilizam o SUS (Sistema Único de Saúde). Outra foi o início da construção da nova creche no bairro São Luiz, que tem capacidade para abrigar até 240 crianças de 0 a 3 anos de idade, preferencialmente. “Tivemos um janeiro intenso com muitos projetos saindo do papel e outros recebendo novos investimentos, como o programa Cidade Monitorada, da Semop (Secretaria Municipal e Ordem Pública), que ganhou mais câmeras particulares incorporadas ao Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública). Hoje temos mais 1,7 mil equipamentos ajudando a manter nossa cidade mais segura”, ressaltou Neto.
O prefeito lembrou ainda que no primeiro mês do ano um importante investimento foi iniciado e outro entregue à população. Na Ilha São João, foi iniciada a construção do Clube Hípico de Volta Redonda – um espaço mais amplo e confortável para a prática do esporte, atendendo à Escola Municipal de Hipismo, gerida pela Fundação Beatriz Gama (FBG). E no Parque Zoológico Municipal de Volta Redonda (Zoo-VR), o município inaugurou no fim de janeiro o primeiro meliponário público do município. O local hospeda abelhas nativas sem ferrão, com visitas guiadas por um meliponicultor de terça a sexta-feira, das 10 horas às 11h30min e das 14h30min às 16 horas. A entrada é gratuita.
MELHORIAS NA SEGURANÇA, EDUCAÇÃO, SAÚDE E MAIS
O segundo mês de 2025 também contou com importantes melhorias para a população. Em tão pouco tempo, a segurança recebeu reforço, com a entrega de cinco novas viaturas e o lançamento de novas patrulhas da Guarda Municipal, atuando na prevenção, mediação e repressão a conflitos sociais, garantindo um atendimento adequado aos temas que envolvem crianças e adolescentes, animais e o meio ambiente e em casos de intolerância religiosa, preconceito racial e contra pessoas com deficiência (PCDs) e LGBTQIA+. “E tivemos a ampliação do sistema de reconhecimento facial, uma tecnologia de ponta que tem auxiliado, principalmente, na identificação de foragidos da Justiça e contribuído para melhorar a segurança em nossa cidade”, acrescentou o prefeito.
Neto também lembrou que a Saúde também avançou em fevereiro, com o lançamento do “PREVENIR 50+” – programa de rastreio do câncer de pulmão do SUS, atuando na prevenção – e a contratação de profissionais para reduzir a espera por consultas com médicos especialistas. “Não posso esquecer que, ainda em fevereiro, marcamos um gol de placa ao iniciar a obra do novo trevo de acesso ao bairro Santo Agostinho, uma demanda antiga e que conseguimos tirar do papel. E no mesmo mês também iniciamos a adequação elétrica de algumas escolas que receberão novos aparelhos de ar-condicionado, sem falar na parceria que renovamos com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio), que vem proporcionando excelentes atividades culturais gratuitas para nossa população”, complementou Neto, lembrando ainda que o funcionalismo público também foi beneficiado, com o reajuste de 5%.
TRANSPORTE PÚBLICO GANHA REFORÇO EM MARÇO
Entre o fim de fevereiro e o início de março, o governo municipal avançou em uma importante pauta de reivindicação da população: o transporte público. Sob o comando do prefeito Neto, a prefeitura interviu em sete linhas do transporte municipal operadas pela Viação Pinheiral. O objetivo foi melhorar a qualidade do transporte para a população, entregando essas linhas a empresas com estrutura mais adequada para operar, permitindo que a Pinheiral melhore sua frota e opere mais eficientemente as linhas que possui. “Entendemos a demanda da população e era necessária alguma medida, e tomamos, agimos naquilo que o Poder Público pode agir. E a população já sente essa melhoria, com ônibus em condições adequadas de circulação e com horários sendo respeitados”, frisou o prefeito.
Os 100 primeiros dias do atual governo do prefeito Antonio Francisco Neto também registrou mais conquistas, entregando à população, por exemplo, duas secretarias de garantia de direitos: a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan) e a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal (SMPDA).
O Estádio Raulino de Oliveira, mais conhecido como Estádio da Cidadania, recebeu nova iluminação e teve iniciada a recuperação das arquibancadas para tornar o espaço mais confortável e seguro, principalmente para os torcedores do Voltaço, que estão assistindo no estádio algumas partidas do Volta Redonda Futebol Clube pela Série B do Campeonato Brasileiro.
CONQUISTAS PARA O FUTURO
Próximo de completar os 100 primeiros dias do atual mandato, Neto se encontrou com o governador Cláudio Castro e reforçou o agradecimento à parceria com o Governo do Estado, que garantiu mais de R$ 200 milhões em recursos do Estado para concluir e iniciar investimentos em Volta Redonda. “Só a Saúde receberá R$ 48 milhões para mantermos programas vitais para a população, além de recursos para expandirmos a estrutura da rede pública, como o Hospital São João Batista, que está sendo reformado e ampliado, e logo será inaugurado. Tem a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Santo Agostinho, o(Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Conforto, o Hospital Veterinário, no Rústico, e muito mais”, enumerou Neto.
E no que depender das parcerias, o prefeito Neto conta que Volta Redonda seguirá recebendo mais investimentos, com dois deles já com datas marcadas para licitação. O primeiro será a Casa da Mulher Brasileira, do governo federal, com licitação pra acontecer na próxima segunda-feira, dia 14. Será a primeira do interior do estado, sendo uma das principais ações do Programa Mulher Viver sem Violência, retomado pelo Ministério das Mulheres em março de 2023. O objetivo é oferecer atendimento integrado, humanizado e multidisciplinar, concentrando em um único espaço, diversos serviços especializados para mulheres em situação de violência. “O governo federal irá repassar a verba e o governo estadual fará a obra, em um terreno disponibilizado pela prefeitura, entre os bairros Siderópolis e Sessenta, próximo à Apae-VR (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Volta Redonda)”, citou Neto.
Também com licitação marcada para este mês (28/4), o futuro Batalhão de Ações com Cães (BAC), da Polícia Militar, será erguido no bairro Roma, e atenderá aos municípios abrangidos pelo 5º Comando de Policiamento de Área (CPA), incluindo o 28º BPM (Volta Redonda), o 37º BPM (Resende), o 33º BPM (Angra dos Reis), o 10º BPM (Barra do Piraí) e a 2ª Companhia Independente de Polícia Militar/CIPM (Paraty). “Esse batalhão é resultado da parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado, e com recursos da União por meio do deputado federal Doutor Luizinho, que, assim como o governador Cláudio Castro, fez e tem feito muito por Volta Redonda. Além de atender a região, essa unidade trará, principalmente para os moradores do Roma, uma maior sensação de segurança”, disse Neto, acrescentando que pretende continuar trabalhando pela cidade até o fim do mandato. “Todos sabem do carinho que tenho por Volta Redonda. Tenho um sonho de fazer da nossa cidade a mais segura, com a melhor saúde do país e com tudo que a população merece, um verdadeiro lugar que sonhamos em viver. E seguiremos trabalhando para isso”, finalizou o prefeito.

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos