ITATIAIA
Após meses de reclamações da população e sucessivas quedas no fornecimento de energia elétrica, o prefeito de Itatiaia, Kaio Márcio Rezende de Paiva, anunciou que o município deve recorrer à Justiça contra as empresas responsáveis pelo serviço. A decisão foi divulgada por meio de um vídeo publicado nas redes sociais, nos últimos dias, e tem como foco principal os problemas registrados na região de Penedo.

Prefeito Kaio Márcio anuncia medida judicial contra falhas no fornecimento – Redes Sociais
Segundo o prefeito, a situação vem sendo enfrentada há meses pelos moradores e se agravou com a chegada do verão, período em que Itatiaia recebe um aumento expressivo no fluxo de turistas. Kaio Márcio afirmou que a prefeitura já realizou diversas reuniões com representantes das concessionárias Enel e da Cooperativa de Eletrificação Rural de Resende (Ceres), alertando sobre a maior demanda de energia nesta época do ano, mas, de acordo com ele, nenhuma medida efetiva foi adotada. “Não vemos outra alternativa a não ser buscar uma solução judicial. Nossa população merece um serviço de qualidade”, afirmou o prefeito no pronunciamento. Ele destacou que as constantes interrupções no fornecimento de energia têm causado transtornos diretos à população, como prejuízos com alimentos estragados, equipamentos danificados ou queimados, além das dificuldades para enfrentar as altas temperaturas registradas nos últimos dias.
No vídeo, Kaio Márcio relatou episódios recentes de quedas de energia em Penedo, incluindo períodos em que a localidade permaneceu cerca de uma hora sem luz. Diante do cenário, o prefeito informou que a administração municipal pretende acionar o plantão judicial para formalizar a ação contra as empresas responsáveis pelo fornecimento de energia elétrica.
O chefe do Executivo municipal ressaltou ainda que todas as tentativas administrativas foram esgotadas antes da decisão. Segundo ele, o impacto das falhas no serviço atinge não apenas os moradores, mas também o turismo, um dos principais motores da economia local.

Após vistoria, Enel diz não haver falhas no sistema elétrico de Penedo – Redes Sociais
Nota da concessionária
Em nota divulgada nas redes sociais no final da manhã desta segunda-feira, dia 29, a Enel Brasil informou que, após verificar o circuito que atende a Cooperativa de Eletrificação Rural de Resende (Ceres), responsável pelo fornecimento de energia elétrica em Penedo, não foi identificado qualquer problema ou defeito que impacte o fornecimento de energia para a região.
Ainda segundo a Enel Rio, de forma pró-ativa, uma equipe de apoio foi disponibilizada para auxiliar a Ceres na identificação da causa das falhas e no diagnóstico do problema, com o objetivo de contribuir para a normalização do serviço.
A equipe de reportagem também tentou contato com a Cooperativa de Eletrificação Rural de Resende (Ceres) para obter esclarecimentos sobre as quedas no fornecimento de energia em Penedo. No entanto, até o fechamento desta matéria, a engenheira responsável por prestar informações não estava disponível para atendimento.