BARRA DO PIRAÍ
A prefeita eleita de Barra do Piraí, Kátia Miki (Solidariedade), foi diplomada pela Justiça Eleitoral na manhã desta terça-feira, dia 17. A cerimônia, que também diplomou o vice-prefeito eleito, Cristiano Almeida (PSD), e os vereadores eleitos e reeleitos, ocorreu no Tribunal de Justiça do município, localizado no bairro Matadouro.
Kátia será a primeira mulher a assumir a prefeitura de Barra do Piraí em toda a história do município, que neste ano completou 134 anos. Nascida e criada em Ipiabas, distrito da cidade, ela leva o lema “Orgulho de ser Barrense” para sua administração, que começa no dia 1º de janeiro de 2025.
Advogada de formação, a prefeita eleita começou sua vida pública em 2020, ao se eleger vereadora mais votada do município, papel que a credenciou a receber a confiança da população de Barra do Piraí para administrar a prefeitura entre 2025 e 2028.
Na solenidade, a Presidente da 93ª Junta Eleitoral, Drª Katylene C. Pires de Figueiredo, reforçou a importância da eleição de uma mulher para estar à frente do Poder Executivo municipal e fez um alerta sobre o problema da violência doméstica.
“As mulheres podem ocupar todos os espaços de poder. Exemplo disso é a eleição da primeira mulher eleita prefeita de Barra do Piraí. Espero que esse novo governo traga benefícios para a nossa sociedade. E faço um pedido desde já a futura prefeita: vamos dar uma atenção especial para a educação, em especial a das mulheres. A violência doméstica tem crescido muito numa cidade relativamente pequena. Tivemos mais de 500 medidas protetivas analisadas neste ano. As vítimas têm dificuldade de romper o ciclo de violência e o vínculo com os agressores. Sendo necessário um foco nesse tema”, apontou a juíza.
A prefeita eleita e, agora, diplomada, Kátia Miki, comentou sobre o panorama da mulher na política, bem como as dificuldades encontradas, e expressou sua gratidão a todos que participaram desse processo.
“Como vereadora percebi como é difícil para as mulheres entrarem e permanecerem na política. Nestas eleições, a situação não foi diferente. Enfrentamos muitas dificuldades e passamos por mecanismos desse processo eleitoral que agridem muito a democracia brasileira, tais como as fakes news e a violência política de gênero. Mesmo com esses empecilhos, após as urnas se abrirem, Barra do Piraí escolheu eleger a primeira prefeita em seus 134 anos. De lá para cá, nosso legislativo passou por muitas lacunas de participação feminina. Mas agora, tivemos a honra de sermos eleitos para o Executivo barrense. Por isso, agradeço a todos que apoiaram e acreditaram em nossa campanha e fizeram com que chegássemos até aqui” apontou Katia.
Encerrando a cerimônia, Kátia cumprimentou todos os vereadores eleitos e ressaltou que “os poderes Legislativo e Executivo terão uma relação muito harmoniosa e colaborativa em prol de Barra do Piraí. Iremos ‘arregaçar as mangas’ para reconstruir e criar políticas públicas importantes, principalmente cuidar de todas as mulheres e proteger as nossas crianças. Trabalharemos para conquistarmos esses objetivos, desenvolver a cidade e vê-la voltar aos trilhos do progresso. Para isso, conto com o apoio dos vereadores. A mudança é necessária e importante para darmos um novo rumo para nosso município”, concluiu.