PORTO REAL
As Secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural promovem, nesta quinta-feira, dia 25, a 3ª oficina do Projeto Plantas que Cuidam e Alimentam, iniciativa que busca ensinar à população técnicas de cultivo, manuseio e uso medicinal de ervas. Nesta edição, os participantes aprenderão especificamente a montar uma composteira, contribuindo para a sustentabilidade e a reciclagem orgânica em residências e hortas comunitárias. O encontro acontecerá a partir das 9 horas, na sede da Secretaria de Agricultura, localizada na Rua Professora Júlia Graciani Marassi, Centro da cidade, e é aberto a todos os interessados.
O projeto tem como objetivo ampliar o conhecimento da população sobre o uso medicinal das plantas, bem como incentivar a criação de hortas medicinais na cidade.
Coordenado pela engenheira florestal da Secretária Municipal de Meio Ambiente, Marcelle Nardelli, o projeto realiza oficinas mensais sempre na última quinta-feira de cada mês, abordando diversos temas ligados à saúde e à alimentação. Atualmente, há cerca de 15 espécies em fase de cultivo, que futuramente serão disponibilizadas à população para uso consciente.
A assistente administrativa da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Andreza Andrade, explicou que, além das oficinas, a intenção é tornar as plantas acessíveis à população, promovendo saúde, bem-estar e educação ambiental.
O secretário Elias Vargas participou da primeira oficina e destacou a importância do projeto. “Parabenizo toda a equipe pelo empenho nesse projeto tão significativo. As oficinas mostram, de forma prática, como as plantas podem ser grandes aliadas no nosso dia a dia, promovendo conhecimento acessível e bem-estar para todos”, afirmou.