PORTO REAL
Uma proposta apresentada à Prefeitura de Porto Real pode resultar em uma importante campanha de conscientização voltada à população idosa do município. A sugestão, feita pelo vereador Philippe de Paula Paiva (Republicanos), busca prevenir fraudes e crimes virtuais cada vez mais comuns na internet e que têm afetado principalmente os idosos. A ideia é promover ações educativas e preventivas que orientem esse público sobre os riscos e as formas de proteção no ambiente digital.
De acordo com o texto, o avanço da inclusão digital entre os idosos, com o uso crescente de smartphones, redes sociais e aplicativos bancários, tem ampliado a vulnerabilidade desse grupo a práticas como estelionato, falsos boletos, phishing, clonagem de perfis e outras modalidades de golpe. “É fundamental que o poder público atue na orientação e prevenção, protegendo os nossos idosos dessas ameaças cada vez mais sofisticadas no mundo virtual. Precisamos garantir que a inclusão digital venha acompanhada de segurança”, justificou Philippe.
A campanha poderá contar com palestras em centros comunitários e unidades de saúde, distribuição de cartilhas ilustradas, vídeos educativos e parcerias com instituições como o Ministério Público, a Polícia Civil, a Defensoria Pública e o Procon municipal.
A medida está alinhada com o Estatuto do Idoso, que determina a responsabilidade da família, da sociedade e do poder público em garantir a segurança e a dignidade dessa população. Também se apoia no artigo 171 do Código Penal, que define o crime de estelionato, prática recorrente no ambiente digital.
O objetivo da campanha é informar e orientar sobre os principais tipos de golpes digitais; ensinar práticas de proteção de dados e segurança digital;
reduzir prejuízos financeiros e psicológicos; estimular a cidadania digital e o uso consciente da internet e ampliar o acesso à rede de proteção institucional. “Se implementada, a ação reforçará o compromisso de Porto Real com seus cidadãos mais vulneráveis e poderá se tornar referência em políticas públicas de proteção digital para idosos”, complementou o vereador.