PORTO REAL
Aconteceu nesta sexta-feira, dia 24, o encerramento das Trilhas Formativas do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada (CNCA), programa do Governo Federal que busca garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental e promover a recomposição das aprendizagens dos estudantes do 3º ao 5º ano. Promovido pela Prefeitura de Porto Real, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo do município, o evento ocorreu no Horto Municipal, no Centro da cidade. O vice-prefeito, Agnaldo da Casa dos Colchões participou do encerramento.
Durante o evento, os professores apresentaram as estratégias desenvolvidas em suas escolas e premiadas pelo Prêmio Magda Soares, iniciativa da Secretaria de Educação que reconhece as melhores práticas pedagógicas em alfabetização e recomposição de aprendizagem na rede municipal.
A secretária de Educação, Maria Madalena Ferreira, destacou que o prêmio ocorreu em nível municipal, com algumas iniciativas classificadas para a etapa regional. “Fizemos a seletiva a partir do relato de experiência dos projetos, onde as experiências classificaram a professora Daiane da Silva Dugoni, da Escola Sebastião Barbosa de Almeida, com o 3º lugar na Etapa Regional do Prêmio”, explicou Maria Madalena.
As Trilhas Formativas foram voltadas a professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, diretores escolares, orientadores pedagógicos e corpo técnico da Secretaria. No total, os profissionais participaram de 96 horas de formação, sendo 64 horas na modalidade EAD e 32 horas presenciais, através das Trilhas Formativas.
Para a subsecretária de Educação, Giovana Oliveira, a iniciativa visa elevar o nível de aprendizado no município e fortalecer Porto Real como referência em educação na região. “Nosso objetivo foi elevar o nível do aprendizado municipal e seguir sendo referência para a nossa comunidade escolar”, concluiu.