PORTO REAL
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Agricultura, Pecuária e Abastecimento iniciou o projeto Horta Municipal. Ao menos 73 pessoas foram até a Estufa Municipal na segunda-feira, dia 22, e retiraram mudas de hortaliças, sendo distribuídas cerca de 2.100 mudas.
A distribuição seguirá todas as segundas e quartas-feiras, entre 8 e 11 horas, e às terças-feiras entre 13 e 16 horas. A estufa fica na sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural, na Rua Professora Júlia Graciani Marassi, s/nº, no Centro. Para a primeira retirada das mudas o morador deve fazer um cadastro com cópias do CPF, carteira de identidade e comprovante de residência.
As mudas doadas incluem 18 espécies de hortaliças: almeirão, alface (crespo, lisa e roxo), beterraba, brócolis, bertalha, cebolinha, chicória, espinafre, jiló, mostarda, repolho, rúcula, pimenta, salsinha e tomate (dos tipos santa clara e cereja). “Nesta época de grandes dificuldades que todos enfrentam devido à pandemia, o cultivo de hortaliças vai ajudar inclusive a reduzir gastos e, pode também funcionar como uma espécie de terapia para as pessoas na hora de preparar a terra e fazer o cultivo”, comentou o secretário de Desenvolvimento Rural, Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Anderson Martins.
Em abril a distribuição também acontecerá no bairro de Bulhões em duas sextas-feiras. O secretário informou que a primeira distribuição será no dia 9, nas proximidades do Posto da Guarda Municipal Ambiental, no Santo Antônio. Já a segunda distribuição será no dia 23, próximo ao Posto de Saúde da Vila Marina. “Queremos atender todos os munícipes que desejarem fazer o cultivo em casa participando ativamente do projeto Horta Municipal. Cadastre-se e venha adquirir suas mudas!”, disse Anderson Martins.