Grafiteiros recolorem muro que foi pintado de cinza por secretaria de Volta Redonda

2

VOLTA REDONDA

No último domingo, dia 18, três artistas do graffiti foram às ruas de Volta Redonda para colorir novamente o muro do Viaduto Heitor Leite Franco, na Avenida Amaral Peixoto, que foi apagado por engano pela Secretaria de Infraestrutura no último dia 15. Os grafiteiros, que assinam como Dablio, Jef e Rick Fire, desenharam na parte de baixo do viaduto, que fica em frente à avenida. Grande parte do muro, que antes costumava ser totalmente colorido, continua cinza.

Na nota de desculpas, emitida pela Secretaria de Cultura de Volta Redonda na última semana, a pasta informou que já estaria sendo alinhada uma ação do projeto ‘VR Colorida’, para que o espaço fosse novamente “presenteado com a arte”. No entanto, de acordo com Rick Fire, os artistas preferiram agir na frente por conta própria. “Enquanto eu tiver saúde, material e tempo, continuarei a pintar com meus recursos e com meus amigos que seguem a forma de funcionamento da cultura Hip Hop”, afirmou, completando que a ajuda do material é bem vinda, mas o graffiti é independente. “O graffiti é assim, não precisa de ato político para ele acontecer, é um protesto e nós pintamos com as nossas forças”, completou.

Com isso, o viaduto novamente recebeu cor é cenário de três novas artes: um chimpanzé com a seguinte frase em latim Non Ducor, Duco (Não sou conduzido, conduzo), feito por Rick Fire; uma assinatura com letra ‘Wildstyle’, que são letras desenhadas de maneira elaborada, feita por Jef; e, uma água viva com uma favela, feita por Dablio.

Foto Rick Fire

Sobre o caso

O muro, que abrigava diversos desenhos de sete grafiteiros da região, foi colorido em 2017 através do projeto da cidade ‘VR Colorida’, no entanto, na semana passada a população de Volta Redonda se deparou com o muro pintado de cinza.

A Secretaria de Cultura se desculpou pelo ato e informou que a situação foi um mal entendido. Segundo a pasta, a Secretaria de Municipal de Infraestrutura estava realizando um mutirão de limpeza e manutenção e pintou o muro por engano.

2 Comentários

  1. Engraçado, a prefeitura tem dinheiro pra comprar tinta pra apagar uma arte que faz parte da cidade. Agora pra comprar lâmpadas para substituir as queimadas dos postes de iluminação, veio com uma desculpa por mais de 3 meses que não tinha dinheiro. Como isso é possível?

  2. Engano? Pintar metros e metros de muro não é engano não. Querem enganar quem? Eleições chegando…. Adianta não samuquinha, adianta correr e fazer (mal feito) umas coisinhas aqui e ali, vc nem pra síndico de predinho ganha mais. Prefeitura caiu no seu colo por causa dos candidatos que concorreu e não soube usar essa oportunidade. Não soube ouvir o povo, ficou vaidoso, mas 4 anos passam rápido.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !