BARRA DO PIRAÍ
No sábado, dia 18, dia em que é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, centenas de pessoas foram às ruas de Barra do Piraí para conscientizar a população contra os abusos e exploração de crianças e adolescentes. O ato, organizado pela prefeitura, conselho tutelar e por entidades de proteção à infância, contou com a participação da vereadora Kátia Miki (Solidariedade) e do ex-vereador Cristiano Almeida (PSD).
A concentração foi no Largo da Feira e seguiram em caminhada em direção à Praça Nilo Peçanha. “Eu sou mãe de um rapazinho de três anos. Então entendo a importância desse dia. Precisamos conscientizar a população e denunciar esse crime que é gravíssimo. Não podemos tolerar mais tanta perversidade com as nossas crianças e adolescentes”, destacou a Kátia, que é pré-candidata à prefeitura.
Cristiano frisou a importância de se criar políticas públicas para reforçar os cuidados com as crianças e adolescentes. Ele disse que é preciso criar políticas públicas de combate ao abuso sexual (pedofilia) e à violência contra crianças e adolescentes em Barra do Piraí. “Mas políticas efetivas. Que funcionem de fato. Nós continuaremos defendendo nossas crianças, nossos adolescentes e nossos jovens, bem como a família”, frisou.
Campanha Maio Laranja
A Campanha “Maio Laranja”, que envolve o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil, foi fixada em 18 de maio.
A cada hora, três crianças são abusadas no Brasil. E cerca de 51% das vítimas de abuso têm até cinco anos, de acordo com as estimativas.
“O triste é saber que esses números podem ser ainda maiores, uma vez que nem todas as ocorrências são denunciadas às autoridades. Essa causa é muito urgente e muito necessária”, concluiu Kátia Miki.