RESENDE
Este ano toda a população, a partir dos seis meses, poderá ser vacinada contra a Influenza. Antes a vacina era restrita a alguns grupos, no entanto, a prefeitura está disponibilizando o imunizante para a população a partir dos seis meses. A população pode comparecer em qualquer posto de saúde do município para receber a vacina.
O secretário de Saúde do município, Alexandre Vieira, o Tande, disse que a ampliação obedece às recomendações do Ministério da Saúde, que recentemente emitiu a orientação.
Um dos desafios que estão sendo enfrentados pela saúde pública é a condução de duas campanhas de vacinação ao mesmo tempo: contra a Influenza e contra a Covid-19. A recomendação das autoridades em saúde é de que seja respeitado o intervalo de 15 dias entre as duas vacinas, independente de qual for aplicada primeiro. “A vacina é a melhor forma de se proteger contra um inimigo silencioso e também letal. A influenza é uma infecção respiratória aguda que pode ser evitada de forma simples ao procurar a imunização. É uma questão de saúde coletiva e quando imunizado, ajuda a proteger também quem está em volta. A abertura da vacina para um público tão amplo é uma ótima oportunidade de a população ir atrás desta proteção”, disse o prefeito Diogo Balieiro Diniz.
Para vacinar basta comparecer ao posto mais próximo da residência, de segunda à sexta-feira, das 13h30min às 17 horas, com o cartão de vacinação.
A vacina também está disponível para gestantes e puérperas do município. A cobertura vacinal da campanha para os grupos estipulados anteriormente, que começou em abril, é considerada baixa em território nacional, cuja média está em cerca de 43%.