RESENDE
Com o objetivo de promover mais mobilidade para o trânsito no município, o vereador Reginaldo Paulo da Silva, o Reginaldo Engenheiro Passos (Podemos) sugeriu ao Poder Executivo a criação de mais um acesso para ligar a saída da Ponte Couto Filho à Avenida Rita Maria Ferreira da Rocha e a Avenida Kennedy, próximo a um shopping, no Centro da cidade. A proposta do vereador foi aprovada pelo Plenário e encaminhada para apreciação do prefeito Diogo Balieiro Diniz.
Reginaldo propões que a administração municipal faça um estudo de viabilidade visando a criação de acesso ligando a saída da Ponte Miguel Couto à avenida Rita Maria Ferreira da Rocha e à avenida Kennedy, por cima, saindo na Beira Rio, em ambos os lados. Ele explica que a medida vai ajudar a desafogar o trânsito no local, principalmente em horários de pico. “O fluxo de veículos da avenida Rita Maria da Rocha, sentido rodoviária, precisa atravessar por baixo da ponte. Isso conflita com todos que saem para a esquerda da ponte com o mesmo destino ou precisa ir em direção à Beira Rio. Nos horários de pico, a quantidade de veículos nos três destinos se cruza, gerando uma longa fila de carros, pois a preferência é de quem vem da ponte, ou seja, quem vem da Prefeitura, fica parado e em diversos momentos, sempre a Guarda Municipal é acionada para controlar o fluxo e evitar acidentes”, relata o vereador.
Para Reginaldo, a criação de mais esta saída na ponte vai proporcionar a diminuição de tempo e facilidade de locomoção no local. “A medida vai contribuir para a melhoria do trânsito no Centro da cidade, já que o viaduto é bastante seguro tanto para automóveis quanto para os pedestres, pois a velocidade máxima no trecho é de apenas 40 km/h. Viadutos, segundo a ABNT, são estruturas que têm como função transpor um obstáculo artificial, como por exemplo, uma avenida ou uma rodovia, são utilizadas as mesmas classificações (finalidade, tipo de material e sistema estrutural) para viadutos e pontes”, explicou o parlamentar.
AUMENTAR GRADIL DE PONTE
Reginaldo Engenheiro Passos também solicitou a Prefeitura de Resende que determine a Água das Agulhas Negras, concessionária que opera o sistema de abastecimento de água no município, que aumente um dos lados do gradil da calçada da Ponte Miguel Couto Filho, no Centro da cidade.
O parlamentar explicou que a concessionária recentemente passou um duto de água em um dos lados da calçada da ponte. Com a obra, segundo o parlamentar, a calçada ficou alta e, consequentemente o guarda-corpo da ponte ficou mais baixo no lado que dá para o Rio Paraíba. “Pedi a Prefeitura de Resende que peça a concessionária que seja aumentado o gradil para proporcionar mais segurança para os pedestres. Ainda reforcei o pedido, para que seja colocado um gradil entre a pista e a calçada, evitando que o pedestre caia na pista de rolamento”, justificou Reginaldo.