RESENDE
Considerada um dos principais cartões postais de Resende, a Ponte Nilo Peçanha, mais conhecida como Ponte Velha, completa neste sábado, dia 16, 117 anos. Estudantes do Colégio Sagrado Coração fizeram um vídeo recitando uma poesia em homenagem a travessia.
A Ponte Nilo Peçanha, principal travessia de pedestre entre o Centro e o bairro Campos Elíseos, em Resende, foi tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e pela Prefeitura de Resende.
No último ano, a prefeitura trabalhou em diversas melhorias na estrutura da ponte, que recebeu pintura; reforço das cabeceiras; reconstrução das calçadas; e a construção de uma nova rampa, que foi pensada para levar mais acessibilidade ao local.
MARCO DE DESENVOLVIMENTO
Construída em estrutura metálica importada da Bélgica e trazida de navio para o Brasil, a Ponte Velha foi inaugurada no dia 16 de abril de 1905. Sua construção, considerada um marco no desenvolvimento da cidade, pôs fim a um verdadeiro drama enfrentado pelos moradores que precisavam atravessar o Rio Paraíba utilizando as antigas pontes de madeira que periodicamente eram carregadas pelas enchentes. O nome da ponte, Nilo Peçanha, é uma homenagem ao Presidente do Brasil na época, que veio a Resende especialmente para a inauguração da travessia, que completa 113 anos em 2018. Posteriormente, a ponte foi tombada como patrimônio histórico municipal e estadual.
CURIOSIDADES
Na década de 80, a Ponte Velha ficou fechada e até foi ameaçada de demolição. O motivo é que a travessia estava sem manutenção com parte do piso de madeira podre. Naquela época foi criado o movimento popular SOS Ponte Velha, criado pelo Grêmio Literário de Resende em defesa e preservação da Ponte Velha.