VOLTA REDONDA
A Policlínica da Cidadania Bernardino de Souza, localizada no Estádio da Cidadania, em Volta Redonda, registrou um total de 61.991 consultas e exames realizados no primeiro trimestre de 2025. Vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a unidade é apontada como uma das referências de atendimento à população no município, reunindo serviços em múltiplas especialidades médicas e exames no Centro de Imagem Gecy Vieira Gonçalves.
Somente a Policlínica foi responsável por 44.704 desses atendimentos. Dentro desse número, 30.629 atendimentos foram realizados por especialistas nas áreas de alergologia, angiologia, dermatologia, endocrinologia, fonoaudiologia, gastroenterologia, hemato-pediatria, neurologia, nutrição, oftalmologia, otorrinolaringologia, ortopedia, pneumologia, reumatologia e urologia.
Especificamente na área oftalmológica, a unidade registrou 7.190 consultas com oftalmologistas, além de 2.231 atendimentos voltados para pacientes com glaucoma. Também foram realizados 1.937 exames oftalmológicos, 592 sessões de fotocoagulação, 1.200 sessões de fototerapia, 300 eletroencefalogramas e 625 audiometrias.
No Centro de Imagem Gecy Vieira Gonçalves, que compõe a estrutura da unidade, foram ofertados 17.287 exames, distribuídos em 18 modalidades. Entre os principais exames realizados, destacam-se: 5.025 raios-X gerais, 3.560 mamografias, 2.095 ultrassonografias transvaginais, 1.169 ultrassonografias de articulações, 1.045 ultrassonografias de abdômen, 952 ultrassonografias de mama e 884 raios-X de coluna.
O prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, destacou os investimentos realizados pela administração municipal no setor de saúde. “Temos buscado fazer da saúde de Volta Redonda uma referência para todo o país. Adquirimos equipamentos, reformamos espaços, inauguramos outros. Conseguimos zerar a fila de espera em vários exames; o Hospital São João Batista tem batido recordes de cirurgias graças aos mutirões. E não vamos descansar – prova disso são as obras no São João Batista, além de outras unidades da rede municipal de saúde”, afirmou Neto.