>
728x90 vacina (1)

Polícia Militar inaugura Sala Lilás para atender mulheres vítimas de violência na Região das Agulhas Negras

Por Cyntia Freitas
bnr am aniv barra mansa 970x150

RESENDE

As mulheres vítimas de violência doméstica nos municípios de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis, que compõem a região das Agulhas Negras, já podem contar comum local apropriado para acompanhamento especializado. A Polícia Militar inaugurou na manhã desta sexta-feira, dia 26, a Sala Lilás da Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida. O espaço vai funcionar dentro do 37º Batalhão de Polícia Militar (BPM) localizado em Resende. Espaço prestará apoio ao serviço de atendimento na proteção, fiscalização e orientação que envolvem mulheres vítimas de violência doméstica.  A Sala Lilá, que tem entrada independente, fica localizada na Rua Coronel Professor Joffre Coelho Chagas, 378, no bairro Campo de Aviação.

Participaram do evento o comandante do 37º BPM, tenente-coronel William Caldeira de Freitas; o juiz da Comarca de Resende, Marvin Moreira; o deputado estadual Noel de Carvalho, os prefeitos de Itatiaia, Irineu Nogueira acompanhando do vice-prefeito, Denilson Sampaio; de Quatis, Aluísio d’Elias; o vice-prefeito de Resende, Geraldo da Cunha, o Geraldinho, além da secretária de Políticas Públicas para Mulheres de Itatiaia, Luciana Cavallari; a coordenadora do Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (NIAM), de Resende, Marilene Burçad. Espaço prestará apoio ao serviço de atendimento na proteção, fiscalização e orientação que envolvem mulheres vítimas de violência doméstica.


Comandante Freitas disse que a Patrulha Maria da Penha realiza uma média de 80 atendimentos por mês -Divulgação PM

A iniciativa faz parte do projeto Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida, uma parceria da Polícia Militar com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). Vale destacar que a Patrulha Maria da Penha é dedicada ao combate à violência contra a mulher sob medida protetiva deferida pela Justiça, e no combate ao feminicídio.
De acordo com o comandante do 37º BPM, tenente-coronel William Caldeira de Freitas, a Sala Lilás visa prestar atendimento especializado e humanizado às mulheres vítimas de violência física e sexual na região das Agulhas Negras. “Demos apenas um pontapé inicial para acolhimentos e valorização das mulheres vítimas de alguma violência. É importante ressaltar que as mulheres vítimas de violência devem denunciar para o número 190 da Polícia Militar e as delegacias que atendem os municípios da região das Agulhas Negras. Após esta denúncia, a Justiça determina as medidas protetivas de acordo com cada caso”, explicou comandante Freitas, salientando que atualmente, a Patrulha Maria da Penha realiza uma média de 80 atendimentos por mês na região das Agulhas Negras.

Freitas informou que os agentes da Patrulha Maria da Penha realizam o primeiro atendimento e encaminham, caso necessário, as mulheres ao serviço médico, psicológico ou de assistência social. A iniciativa também serve de apoio às mulheres em momentos de fragilidade física e emocional. “A partir do primeiro atendimento, a Patrulha Maria da Penha faz os acompanhamentos das mulheres vítimas de violência. É analisado qual o acompanhamento que a vítima necessita, seja ele psicológico, médico ou assistencial. Até o final da medida protetiva, a Patrulha da Maria da Penha atua para evitar a revitimização. Estamos buscando outras parcerias para a utilização do espaço para oferecermos atendimento médicos, psicológicos, entre outros”, ressaltou o tenente-coronel, acrescentando que a Sala Lilás tem entrada independente do Batalhão. “A mulher que necessitar de atendimento não precisa nem entrar na sede do Batalhão da Polícia Militar”, complementou.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos