PARATY
Uma operação da Polícia Militar Ambiental neste sábado, dia 8, constatou a degradação de 500 metros quadrados na Prainha de Mambucaba, em Paraty, no Sul Fluminense. A ação foi desencadeada após pelo menos sete denúncias anônimas feitas ao programa Linha Verde, do Disque Denúncia, voltado a crimes ambientais. A destruição foi provocada pela extração irregular de minerais.
Os agentes da 4ª Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) foram até a Rua Mirante Belo e identificaram movimentação recente de solo com o uso de retroescavadeiras, além de rochas espalhadas e galões de óleo no local. Durante a fiscalização, nenhuma pessoa foi encontrada para responder pela atividade ilegal, e não havia placas indicando licenciamento ambiental.
Com base no artigo 55 da Lei 9605/98, que trata dos crimes ambientais, os policiais registraram a ocorrência na 167ª Delegacia de Polícia (DP).
Como denunciar crimes ambientais em Paraty
A população pode denunciar atividades criminosas contra o meio ambiente ao Linha Verde 24 horas por dia, sete dias por semana. Os canais disponíveis são os telefones (21) 2253-1177 e 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado, o aplicativo “Disque Denúncia RJ”, o site www.disquedenuncia.org.br ou a página do Linha Verde no Facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).