ITATIAIA
Uma mulher, cuja idade não foi ddivulgada, foi presa em flagrante em Itatiaia durante uma ação conjunta da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme), da Operação Foco e da 17ª DP (São Cristóvão). A prisão ocorreu na terça-feira, dia 11, e resultou na apreensão de um arsenal com 30 pistolas semiautomáticas e 63 carregadores, que estavam sendo transportados de São Paulo para o Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro.
A ação faz parte da Operação Contenção, que tem como objetivo combater a expansão territorial da facção Comando Vermelho, organização criminosa de perfil narcoterrorista. O trabalho foi resultado de semanas de investigação e troca de informações entre equipes de inteligência das forças de segurança.

Prisão aconteceu no Posto Fiscal de Nhangapi, em Itatiaia, Sul Fluminense – Divlgação SEGOV RJ
As apurações identificaram um carregamento de armas que havia saído do bairro do Brás, em São Paulo, com destino à capital fluminense. Diante da descoberta, as equipes montaram uma operação para interceptar o ônibus de turismo no Posto Fiscal de Nhangapi, em Itatiaia.
Durante a revista, os agentes encontraram três caixas de papelão com seis almofadas cada. O peso anormal levantou suspeitas, e ao abrirem as embalagens, os policiais descobriram o arsenal cuidadosamente escondido dentro das almofadas. O método de transporte, segundo a Polícia Civil, demonstra o nível de sofisticação e organização das quadrilhas armadas que atuam no tráfico de drogas no Rio de Janeiro.
De acordo com as investigações, a mulher presa afirmou ter sido contratada por uma intermediária para levar o material bélico até o Rio, onde um motorista de aplicativo recolheria as caixas e as entregaria no Complexo do Alemão.
A Polícia Civil informou que a operação continuará para identificar os demais integrantes da rede criminosa. O êxito da ação, segundo a corporação, reforça a importância da integração entre agências de segurança e do uso da inteligência policial como ferramenta essencial no combate ao narcoterrorismo armado no Estado do Rio de Janeiro.