PARATY
Policiais militares da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga identificaram, na sexta-feira, dia 7, um crime ambiental em Paraty, na Costa Verde, após informações encaminhadas pelo Disque Denúncia Paraty via programa Linha Verde. A equipe constatou um desmatamento de aproximadamente 360 metros quadrados na Estrada Paraty-Cunha, na altura do quilômetro 9.
Durante a fiscalização, os agentes da 4ª UPAm encontraram pelo menos 20 árvores de grande, médio e pequeno porte cortadas em uma área de preservação permanente, além de indícios de queimadas. Nenhuma placa de licenciamento ambiental foi encontrada no local. Diligências foram realizadas para identificar possíveis responsáveis, mas sem sucesso. O caso foi registrado na 167ª DP com base no artigo 39 da Lei de Crimes Ambientais.
Aumento de denúncias ambientais em Paraty
Segundo dados do programa Linha Verde, o número de denúncias de crimes ambientais na cidade aumentou significativamente. Entre janeiro e março do ano passado, foram registradas 29 denúncias, enquanto, até o dia 07 de março deste ano, o programa já recebeu cerca de 70 denúncias.
Canais para denúncia de crimes ambientais
A população pode denunciar crimes ambientais de forma anônima ao Linha Verde 24 horas por dia, através dos telefones (21) 2253-1177 e 0300 253 1177 (WhatsApp anonimizado). As denúncias também podem ser feitas pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ”, pelo site www.disquedenuncia.org.br ou pela FanPage do Linha Verde no Facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).