Polícia Civil inicia devolução de celulares recuperados pela “Operação Rastreio” em todo o estado

Por Mônica Vieira
a voz da cidade

RIO/SUL FLUMINENSE

A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) começou a convocar vítimas de roubos e furtos para a devolução de celulares recuperados em ações da “Operação Rastreio”. A restituição dos aparelhos será feita ainda neste mês e os proprietários estão sendo contatados por ligação ou mensagens de WhatsApp por meio dos telefones funcionais das delegacias responsáveis.

Na capital, os pontos de entrega funcionam na Cidade da Polícia, na Zona Norte. Já na Região Metropolitana, os aparelhos serão entregues nas delegacias de Nova Iguaçu (52ª DP), Queimados (55ª DP), Duque de Caxias (59ª DP), Magé (65ª DP), Alcântara (74ª DP) e Niterói (76ª DP). No interior, a devolução acontece nas delegacias locais, incluindo unidades da Região Sul Fluminense, que também participaram da ação e já haviam feito contato com vítimas e usuários na fase anterior da operação.

Deflagrada em maio, a “Operação Rastreio” já resultou na apreensão de mais de 4,7 mil celulares. Nesta nova etapa, cerca de 1,4 mil serão devolvidos aos donos. Os demais permanecem sob perícia para confirmar a titularidade. A operação é considerada a maior já realizada no estado contra o roubo, furto e receptação de celulares, com o objetivo de desmontar toda a cadeia criminosa envolvida nesses crimes.

Em uma ação realizada no fim de junho, cerca de 3 mil pessoas que estavam em posse de aparelhos com registro de crime foram notificadas a comparecer às delegacias para devolução no prazo de até 72 horas. Aproximadamente mil compareceram e entregaram os dispositivos de forma voluntária.

Os que não atenderam à notificação agora são alvo de inquéritos por receptação, e a Polícia Civil segue com investigações para responsabilização criminal. Mesmo após o prazo, ainda é possível procurar as delegacias para devolução espontânea.

No início de julho, durante o Dia D da operação, mais de 260 pessoas foram presas em todo o estado por envolvimento com a receptação. Na mesma data, foi lançado o aplicativo Celular Seguro RJ, que permite o cadastro de IMEIs e consulta de restrições nos aparelhos — ferramenta que auxilia no rastreamento e investigação de celulares roubados.

A Polícia Civil reforça que a compra de aparelhos em locais confiáveis é essencial. O órgão alerta que preços muito abaixo do mercado podem indicar produto de crime e reforça: o celular nas mãos de alguém pode ter sido fruto de violência ou até custado uma vida.

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos