TRÊS RIOS
No início da manhã desta terça-feira, dia 26, policiais civis da 108ª Delegacia Polícia (DP) de Três Rios, coordenados delegado titular, Cláudio Batista Teixeira, com suporte operacional de policiais civis de outras oito unidades do interior do Estado, deram início a Operação Colargo. O objetivo da ação é desarticular um grupo criminoso instalado em diferentes pontos da cidade, cumprindo nove mandados de prisão e onze mandados de busca e apreensão.
Segundo a Polícia Civil, a operação é a terceira fase de um trabalho iniciado há quase 12 meses, que visa desestruturar uma importante extensão de uma das mais perigosas facções criminosas instaladas no município “com a finalidade de distribuir e vender entorpecente, pano de fundo de diferentes mortes ocorridas ao longo dos últimos meses na mesma cidade”.
O grupo foi identificado através de monitoramento, escuta telefônica e intenso trabalho de captação de informações de inteligência.
A equipe da 108ª DP explica que ao longo de dez meses de apuração, o grupo apresentou um crescimento de seus negócios ilícitos e movimentação territorial com expansão de pontos de venda de droga.
Colargo é uma alusão ao grande estadista ateniense Pericles, nome que também individualiza o líder do pequeno subgrupo alvo da operação de hoje. “Ao contrário do estadista ateniense que lutou pelo fortalecimento da democracia, o traficante tem seu nome associado a violência, ao medo e aos desvalores advindos da distribuição e do comércio de drogas”, disse em nota a Polícia Civil. “Associado a outros, o líder da estrutura criminosa, no recorte temporal investigado, movimentou grande quantidade de droga que recebia de diferentes fornecedores ligados à sua facção criminosa”, completou.
Quarenta e dois policiais civis estão nas ruas buscando cumprir os mandados expedidos pela 2ª Vara de Três Rios.
O material eventualmente arrecadado e os presos serão encaminhados para a 108ª Delegacia de Três Rios para as medidas necessárias.