BARRA MANSA
A Polícia Civil de Barra Mansa desarticulou, na terça-feira, dia 21, um espaço que funcionava como criadouro de galos utilizados em brigas, no bairro Parque Independência. Durante a ação, um homem foi preso em flagrante por crime ambiental.
A operação foi conduzida por agentes da 90ª Delegacia de Polícia (DP), que se deslocaram até o endereço após receberem informações sobre o possível paradeiro de um integrante de facção criminosa ligada ao tráfico de drogas. No local, os policiais encontraram dezenas de aves criadas para participar de rinhas. Segundo as investigações, cada galo poderia chegar a valer até R$ 50 mil, sendo treinado e comercializado para diferentes estados brasileiros.
No imóvel, foram apreendidos 17 galos mantidos em compartimentos individuais, além de acessórios usados em disputas, medicamentos veterinários e equipamentos de treinamento. Também foram encontradas seis aves silvestres sem autorização e uma cadela da raça pitbull em situação de maus-tratos. Algumas das aves apresentavam ferimentos compatíveis com brigas recentes.
A ação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Guarda Municipal Ambiental, responsáveis pelo resgate e atendimento dos animais. O caso foi registrado na 90ª Delegacia de Polícia, onde o preso permaneceu à disposição da Justiça.