ANGRA DOS REIS
A partir de uma denúncia sobre despejo de esgoto lançado diretamente ao mar encaminhada pelo Linha Verde, programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente, militares da 4ª Unidade de Polícia Ambiental (UPAm) estiveram na terça-feira, dia 7, na Ilha Grande. Eles constataram a poluição das águas, degradando uma área com cerca de mil metros quadrados.
Os agentes do Parque Estadual da Juatinga, na Rua da Praia, na Vila do Abraão, identificaram uma empresa de compactação de lixo no local. Durante as diligências no entorno, a equipe não constatou nenhum esgoto lançado ao mar, mas quando em patrulhamento próximo ao cais da Vila do Abraão, sentiu um forte odor. Foi verificado detritos na água, além de uma coloração escura.
“Nesse momento, os policiais verificaram a existência de uma manilha despejando efluente líquido in natura, com características de esgoto; mas segundo os agentes, não foi possível identificar de onde o líquido vinha, já que a manilha faz parte do sistema pluvial da Vila do Abraão”, disse em nota o Disque Denúncia. “Vale ressaltar que o local se encontra em área de preservação permanente e no Parque Estadual da Ilha Grande”, completou.
Com base no artigo 54 da lei de crimes ambientais, os policiais estiveram na 166ª Delegacia de Polícia (DP), onde a ocorrência foi registrada.
Em Angra dos Reis, a população pode denunciar qualquer crime contra o meio ambiente ao Linha Verde, do Disque Denúncia, através do telefone 0300 253 1177 ou ainda pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ”. Em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.