PARATY
Nesta quarta-feira, 27, a 4ª Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm), em conjunto com a 2ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Paraty, identificou um desmatamento ilegal em uma área de preservação permanente no bairro Barro Alto, em Paraty, na Costa Verde.
A ação foi desencadeada após duas denúncias recebidas pelo Linha Verde, canal do Disque Denúncia especializado em crimes ambientais. Durante a fiscalização na Estrada da Pedra Branca, os policiais flagraram o uso de motosserra para o corte de diversas árvores, resultando na degradação de aproximadamente 600 metros quadrados de vegetação nativa.
O responsável pelo desmatamento foi abordado no local e não apresentou as licenças ambientais obrigatórias para a atividade. Ele foi encaminhado para a 167ª Delegacia de Polícia (Paraty), onde a ocorrência foi registrada com base no artigo 38 da Lei 9.605/98, que trata de crimes contra o meio ambiente.
A população pode colaborar denunciando atividades irregulares como essa por meio do Linha Verde, disponível 24 horas pelos seguintes canais: Telefone: (21) 2253-1177 ou 0300 253 1177 (com WhatsApp anonimizado); Aplicativo: Disque Denúncia RJ; Site: www.disquedenuncia.org.br; Página no Facebook: facebook.com/linhaverdedd.