ITATIAIA
Uma ação de policiais do 37º Batalhão de Polícia Militar (BPM) impediu uma tentativa de sequestro e uma possível sessão de tortura contra um homem, de 25 anos, na tarde de segunda-feira, dia 12, no bairro Vila Magnólia. Durante a operação, os militares trocaram tiros com quatro homens e uma mulher, apontados como integrantes de uma facção criminosa. Ninguém ficou ferido.
Segundo a Polícia Militar, as equipes realizavam patrulhamento de rotina quando receberam uma denúncia anônima informando que indivíduos armados, ligados à facção Terceiro Comando Puro (TCP), teriam rendido um homem que acreditavam pertencer à facção rival Comando Vermelho (CV). A informação indicava ainda que a vítima estaria sob ameaça, na Rua Bom Jesus de Santana.
As guarnições se deslocaram imediatamente ao endereço indicado e encontraram quatro homens e uma mulher ao redor da vítima. Ao perceberem a aproximação das viaturas, os suspeitos efetuaram diversos disparos de arma de fogo contra os policiais e fugiram em seguida, parte em direção a um morro e parte para um beco da região.
Houve confronto, com revide dos policiais à injusta agressão. Nenhuma pessoa foi atingida e também não houve registro de policiais feridos durante a ação.
Após a dispersão dos suspeitos, os militares conseguiram resgatar a vítima, que relatou ter sido abordada pelos criminosos, que queriam acessar seu telefone celular por suspeitarem que ele integrasse uma facção rival. Durante buscas no local, os policiais apreenderam um carregador de pistola calibre 9 milímetros contendo dez munições intactas, abandonado durante a fuga.
O homem foi conduzido à 99ª Delegacia de Polícia (DP), onde prestou depoimento e foi liberado. O caso foi registrado pelo delegado titular, Vicente Maximiliano Barbosa, pelos crimes de constrangimento ilegal, associação para o tráfico de drogas e resistência, em relação aos suspeitos não identificados. A ocorrência segue sob investigação da Polícia Civil.