REGIÃO DAS AGULHAS NEGRAS
O comando do 37º Batalhão de Polícia Militar (BPM) intensificou a segurança no comércio nos municípios de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis, que formam a região das Agulhas Negras. De acordo com o comandante, o tenente-coronel, William Caldeira de Freitas, desde o início do mês, foi deflagrada a Operação “Papai Noel”, onde militares reforçaram o policiamento nos Centros Comerciais dos municípios cobertos pelo Batalhão.
O comandante Freitas explicou que o policiamento no comércio dos quatros municípios da Região das Agulhas Negras foi intensificado devido as festas de final do ano. “Todos os quatro municípios que compõem a Área de Policiamento do 37º BPM receberam reforço e intensificação no policiamento, devido ao maior fluxo de pessoas e maior circulação de dinheiro em virtude das festividades do Natal e Ano Novo”, informou o comandante. Ele explicou que desde o início do mês foi desencadeada a operação preventiva, denominada “Operação Papai Noel”. “A Operação consiste no aumento significativo no policiamento voltado para as áreas comerciais dos nossos municípios. O esquema de reforço está envolvendo policiais da parte administrativa do Batalhão, aumento do efetivo e viaturas do Regime Adicional de Serviço (RAS), além do emprego em massa das Motos Patrulhas, viaturas e um Posto de Policiamento Móvel (Trailler), dando maior visibilidade e inibindo crimes de maior incidência nesta época do ano, como furtos e roubos a pedestres”, informou.

Patrulhamento ganhou reforço de 40 policiais militares, oito viaturas, seis Motos Patrulhas e Posto de Policiamento Móvel (trailer) -Divulgação PM
Para ajudar no reforço do policiamento diário nos Centros Comerciais, o comando do 37º Batalhão, disponibilizou mais policiais e viaturas para realizarem as rondas. “Dentre as formas de policiamento empregado nos municípios, contamos com o reforço de oito viaturas operacionais, seis Motos Patrulhas e um trailler do Posto de Policiamento Móvel. Ainda estamos com o reforço no efetivo de cerca de 40 policiais militares”, informou Freitas.
O tenente-coronel reitera que mesmo com o reforço no policiamento para garantir mais segurança, a população também precisa manter os cuidados tomando as precauções necessárias para evitar ser vítimas de criminosos.
“Nesta época do ano os criminosos procuram vítimas desatentas e aguardam o momento mais oportuno para agir. Por isso, é sempre importante redobrar a atenção, mantendo bolsas fechadas em frente ao corpo, carteira e celular sempre que possível no bolso da frente, além de evitar o saque de grandes quantias em dinheiro”, explica o comandante, acrescentando que em caso de alguma ocorrência, a população pode contar com a Polícia Militar. “A Polícia Militar reforça a necessidade da integração da população com os nossos policiais nas ruas ou através do telefone de emergência 190, ao se deparar com qualquer situação ou pessoa em atitude suspeita”, reforça.