AGULHAS NEGRAS
A Polícia Militar deflagrou, na manhã desta quarta-feira, dia 16, uma operação para combater a criminalidade nos municípios de Porto Real e Quatis. A ação, coordenada pelo 37º Batalhão da PM (BPM), ocorre simultaneamente nos dois municípios e conta com o apoio da 100ª Delegacia de Polícia (DP) de Porto Real, do 5º Comando de Policiamento de Área (CPA), além de equipes do Suporte Médico.
A comandante do 37º BPM, tenente-coronel Sabrina Santos Silva, destacou que a operação visa a repressão ao tráfico de drogas e redução dos indicadores do Sistema Integrado de Metas, bem como cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão voltados para armas, drogas, veículos e outros ilícitos penais. “A operação tem o objetivo de aumentar a sensação de segurança e reforçando a ostensividade na área de atuação das Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP) do 37º Batalhão de Polícia Militar, composta pelos municípios de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis”, disse a comandante.
Ao todo 33 viaturas e 62 policiais participam da operação, incluindo o veículo blindado do Grupamento de Transporte de Tropas, mais conhecido como Caveirão. O Batalhão de Ações com Cães (BAC) com cães farejadores também são utilizados nas diligências.
Em Porto Real, a operação acontece nos bairros Freitas Soares, Jardim das Acácias, BNH, Jardim Real e Novo Horizonte. Enquanto em Quatis, a ação é realizada nos bairros Mirandópolis, Vila São Benedito, Jardim Independência, Santo Antônio e Nossa Senhora do Rosário.

Polícia apreende simulacro de pistola, arma de choque em ação em Porto Real – Divulgação PM
Apreensões
Até a publicação desta reportagem, um homem foi detido e levados para a Delegacia de Porto Real. Foram apreendidos um simulacro de pistola, uma arma de choque e celular.
Por volta das 6 horas, os policiais foram até uma residência na Rua das Flores, no bairro Novo Horizonte, afim de cumprir mandado de busca e apreensão. No local, foi realizado contato com o proprietário do imóvel, que após ser informado sobre a operação confessou possuir um simulacro de pistola e uma arma de choque. Foi realizado uma busca na residência, com apoio de cão farejador e acompanhamento do proprietário e mais nada foi encontrado. Os materiais foram apresentados na Delegacia.
Já em uma residência na Rua Joé Abba, no bairro Jardim Real, um homem, de 29 anos, foi detido e um celular quebrado foi apreendido. Os agentes foram no imóvel para cumprir mandado de busca e apreensão em desfavor de um homem. No entanto, o alvo não foi encontrado no local. Enquanto os policiais realizavam buscas no imóvel, inclusive com autorização para acesso a aparelhos celulares encontrados no local, o homem que recebeu os policiais recusou-se a entregar seu aparelho celular. Arredio, ele arremessou o aparelho ao solo danificando o mesmo. Por conta de tal ato, o homem foi detido e conduzido para Delegacia, onde foi registrado resistência e desobediência. O aparelho danificado também foi apreendido. Após prestar depoimento, o homem foi liberado.
A operação segue em andamento.