BARRA MANSA
Agentes da 2° Cia. do 28° Batalhão da Polícia Militar (BPM) prenderam um integrante, de 38 anos, que não teve o nome divulgado, de uma quadrilha roubando combustível próximo a RJ-157, na estrada que liga o município a Bananal (São Paulo). O fato aconteceu na madrugada desta quinta-feira, por volta das 4 horas. A Polícia Civil acredita que o mesmo pode fazer parte de um grupo ‘especializado’ nesse tipo de roubo, que vem cometendo o mesmo crime há cerca de quatro anos no Estado do Rio de Janeiro.
Segundo registro da 90ª Delegacia de Polícia (DP), a equipe do Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) da Cotiara, em patrulhamento pela RJ -157 teve atenção voltada para um caminhão bitrem de combustível, parado às margens da rodovia. Neste momento, dois funcionários da empresa GPS monitoramento, se aproximaram da guarnição, informando que eles foram até o local após uma queda de pressão de um dos dutos da Petrobras. Segundo eles, tal fato indicava algum problema no transformador, que fica em uma estrada de chão paralela a RJ. Os funcionários relataram ainda que quando foram checar o fato, encontraram um caminhão na pista e que o condutor do mesmo tentou jogar o veículo em cima deles. Com medo, os funcionários se evadiram da estrada e o caminhão seguiu sentido Barra Mansa pela RJ, abandonando o mesmo no Km 4.
Após relatarem o fato aos policiais, os militares seguiram com buscas nas imediações com o intuito de localizar o condutor do caminhão, momento este em que surgiu um segundo caminhão bitrem. De imediato, foi dada ordem de parada ao condutor e o mesmo levantou as mãos e falou que era ‘laranja’, sendo o mesmo detido. Aos policiais ele informou, segundo registro, que seu patrão o mandou carregar o combustível e descarregar no Espírito Santo. Ele contou, em seguida, à PM, onde fez o carregamento.
Com as informações, a polícia solicitou reforço, ficando uma equipe responsável pela carga e outra seguido para o local indicado pelo caminhoneiro detido. Foram encontradas bombas de sucção e ferramentas utilizadas para o furto de gasolina no duto.
Diante dos fatos, a PM seguiu com a ocorrência para a delegacia, prendendo o suspeito e apreendendo as duas carretas para as medidas necessárias. O segundo motorista não foi localizado.
A Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) investiga há cerca de quatro anos uma quadrilha com as mesmas características usadas pelos criminosos que roubaram o combustível do duto, em Barra Mansa.