RESENDE
Um adolescente, de 15 anos, foi apreendido na manhã desta terça-feira, dia 24, em mais uma Operação deflagrada pelo comandando do 37° Batalhão de Polícia (Resende) para coibir o tráfico de drogas no município. Na abordagem, os policiais encontraram sacolas plásticas com pedras de crack, pequenos tabletes de maconha e pinos de cocaína.
A ação foi realizada em oito bairros, entre eles, Vila Vicentina e Surubi, na região Central, Paraíso, além de Baixada da Olaria, Jardins Alegria e Beira Rio, Cidade Alegria, e na localidade do Mutirão, na região da Grande Alegria.
A Operação conta com o apoio do 5º Comando de Policiamento de Área (CPA). Ao todo participaram 57 policiais militares, equipe de Suporte Médico a Secretaria de Saúde do município, além de 20 viaturas e um veículo blindado, mais conhecido como “caveirão” do Grupamento de Veículo Blindado de Transporte de Tropa e ambulância do Grupamento Especial de Salvamento e Resgate (GESAR).
De acordo com o comandante do 37º BPM, o tenente-coronel, Marcelo Brasil, a Operação teve como objetivo reforçar a segurança e combater o crime na região das Agulhas Negras, formada pelos municípios de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis. “A Operação visa trazer mais segurança para a população, combater o tráfico de drogas, mobilizar e radiar policiamento na região para evitar qualquer desdobramento negativo com relação a roubos de rua, pedestres e de carga, além de diminuir a letalidade violenta e evitar roubo de veículos”, explicou Brasil. Ele informou ainda que os policiais estão realizando fiscalização de trânsito e o combate ao tráfico de drogas.
OPERAÇÃO
O adolescente foi apreendido no bairro Baixada da Olaria. Os policiais faziam diligências na Rua da Olaria quando avistaram um adolescente correndo. Os militares fizeram o cerco e conseguiram deter o suspeito que carregava sacolas plásticas contendo 26 pedras de crack, 25 pequenos tabletes de maconha e três pinos de cocaína. Ao ser questionado ele confessou fazer parte do tráfico local. Ele ainda disse, segundo a Polícia Militar, que estaria de plantão noturno e estava tentando sair da localidade.
Ele foi apresentado a 89ª Delegacia de Polícia (DP). Após perícia foi constatado 70 gramas de crack, 49 gramas de maconha e 4 gramas de cocaína. O delegado titular, Michel Floroschk autuou o adolescente por fato análogo ao tráfico de drogas, permanecendo apreendido.
Os policiais apreenderam quatro motocicletas por falta de licenciamento anual. Até o momento foram realizadas 95 abordagens de veículos para verificação de pessoas e busca e apreensão de armas e material entorpecente. Dezenove abordagens aconteceram em ônibus que operam os sistemas de transporte coletivo municipal e intermunipal. Foram aplicadas 26 multas em veículos, sendo 14 motocicletas e 12 carros, por irregularidades de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).