BARRA DO PIRAÍ
Em uma parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional do Interior, Pesca e Agricultura Familiar, a Secretaria de Agricultura de Barra do Piraí está disponibilizando maquinários para auxiliar na manutenção das terras e na produção dos aquicultores do município, ou seja, aqueles produtores rurais voltados para a criação de peixes, camarões ou algas de maneira controlada e profissional.
Na manhã desta segunda-feira, dia 15, o secretário municipal de Agricultura, Eduardo Groetaers, e a subsecretária de Desenvolvimento Regional do Interior, Pesca e Agricultura, Ana Paula Caldas, visitaram e acompanharam a chegada de um dos maquinários na propriedade do primeiro contemplado, José Santos da Silva, dono do Rancho do Cowboy, em Ipiabas. “Você que é aquicultor, que trabalha com a criação de peixes, agora contamos em Barra do Piraí, por meio da Secretaria de Desenvolvimento do Interior, com maquinários que irão auxiliar diretamente na sua produção. Se você tem um projeto, como o senhor José, nosso primeiro contemplado, para a abertura de tanques de peixe, pode contar com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura de Barra do Piraí”, disse Eduardo Groetaers, secretário de Agricultura de Barra do Piraí.
Eduardo completou, afirmando que, para os aquicultores interessados, “basta nos procurar, que iremos disponibilizar a máquina para atender vocês. E, se você já é criador, também podemos ajudar com a limpeza da propriedade e com a melhoria das estradas que dão acesso aos tanques onde os peixes são criados”.
Por sua vez, o dono da propriedade, carinhosamente conhecido como Cowboy, demonstrou toda a sua gratidão com a chegada desse fomento, ressaltando que já aguardava há mais de dois anos por esse projeto. “Quero agradecer muito à Prefeitura de Barra do Piraí, ao Governo do Estado e à Fiperj por essa grande realização. Eu havia dado entrada nesse processo há mais de dois anos e, agora, felizmente, fui agraciado com esse apoio que, certamente, auxiliará muito o meu trabalho e a geração de renda da minha família. Estou muitíssimo agradecido”, declarou José.
A iniciativa consiste em trabalhos voltados para a manutenção e o tratamento do espaço onde será feita a criação, bem como a abertura dos tanques onde os animais ficarão. Todo esse processo conta com total apoio da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional do Interior, Pesca e Agricultura Familiar. Também presente na propriedade de José para a chegada do maquinário, o técnico Itamar Benévolo, da unidade do Médio Paraíba da Fiperj, explicou a participação do órgão dentro do projeto. “A Fiperj, por meio da assistência técnica, estará apoiando a Secretaria de Agricultura do município de Barra do Piraí em todas as etapas, desde a análise da água até a perfuração e confecção dos tanques para a criação de peixes”, apontou.
Para a subsecretária estadual, Ana Paula Caldas, o trabalho conjunto do Governo do Estado, da Prefeitura de Barra do Piraí e da Fiperj tem sido fundamental para a retomada e o fortalecimento da aquicultura na região. “Estou aqui representando o governador Cláudio Castro e o secretário estadual de Desenvolvimento Regional do Interior, Pesca e Aquicultura, Jair Bittencourt. Em parceria com a Prefeitura de Barra do Piraí e com o importante apoio da Fiperj, temos trabalhado para fortalecer a aquicultura não apenas no município, mas em toda a região. Essa é uma ação extremamente relevante para os aquicultores, que teriam um custo muito elevado para adquirir esse maquinário por conta própria. Ipiabas, primeiro distrito barrense a receber a iniciativa, possui uma grande tradição na criação de tilápias. Ao longo dos últimos anos, essa vocação acabou se perdendo, mas agora, com o apoio do poder público e das instituições parceiras, essa história começa a ser resgatada, fortalecendo novamente a aquicultura local e regional”, destacou Ana Paula Caldas.
A prefeita de Barra do Piraí, Katia Miki, agradeceu as parcerias que tornaram essa iniciativa possível e reforçou sua importância na vida dos aquicultores barrenses. “Agradeço muito à Ana Paula, essa guerreira, e a todo o Governo do Estado, na pessoa do governador Cláudio Castro e do secretário Jair Bittencourt. Esse projeto irá beneficiar muitos aquicultores do município, contribuindo para suas produções, renda e qualidade de vida. O Governo do Estado, o município e a Fiperj unem forças para valorizar esses trabalhadores e garantir que eles tenham condições reais de crescer e se desenvolver cada vez mais”, finalizou a prefeita Katia Miki.



