>
a voz da cidade presencial 2025

PIB do Rio tem projeção de crescimento revisada pela metade

Por Idel Pinheiro
728x90 seguranca

RIO DE JANEIRO

Com os resultados mais fracos da atividade econômica nos dois primeiros trimestres de 2019, a projeção de crescimento do PIB do estado do Rio foi revisada pela metade. Após três anos consecutivos de retração (de 2015 a 2017) e crescimento modesto em 2018, a projeção, elaborada pela Firjan, atingiu 0,8%.

No primeiro trimestre, o percentual estimado era de 1,6%, em um cenário reformista e com recuperação mais consistente. “Os setores produtivos apresentaram fraco resultado nos primeiros seis meses do ano. A revisão da projeção é fruto da lenta recuperação no mercado de trabalho e na demanda, além da elevada volatilidade da confiança de empresários e de consumidores, que resultaram na postergação de decisões de investimentos”, explica Tomaz Leal, analista de Estudos Econômicos da federação.

Ainda assim, de acordo com Leal, projetam-se alguns impactos positivos a partir de iniciativas políticas, como a liberação de recursos do FGTS, que podem estimular a economia no curto prazo. “Por outro lado, caso as reformas estruturais em andamento no Congresso Nacional não avancem, isso pode contribuir para uma redução da produção e dos investimentos na economia fluminense no último semestre do ano”, alerta.

INDÚSTRIA EXTRATIVA É DESTAQUE

Em comparação com os três primeiros meses desse ano, o PIB no segundo trimestre se manteve estável, na série com ajuste sazonal. Já em relação ao mesmo trimestre de 2018, observou-se crescimento de 0,8% no PIB do estado. Entre os setores, a indústria (+1,4%) foi a principal responsável pelo crescimento no período.


A  indústria extrativa fluminense apresentou bom desempenho no segundo trimestre, apoiada na retomada do mercado de Petróleo e Gás (P&G), principalmente com o crescimento das atividades da Petrobras. A perspectiva é de que o setor avance 3,1% em 2019. Em contrapartida, a indústria de transformação apresentou queda de 2,2%, com redução na produção dos setores de refino, produtos farmoquímicos e farmacêuticos e metalurgia.

A construção (+0,5%) também apresenta perspectiva de recuperação, após cinco anos consecutivos de queda. A indústria de transformação e o setor de serviços, nesse cenário, devem seguir apresentando uma recuperação lenta da atividade, a depender da evolução no mercado de trabalho e da execução dos investimentos no setor de P&G.

Na capital, o mercado de trabalho seguiu com saldo líquido negativo (3.800 vagas), assim como observado no mesmo período de 2018. O município do Rio de Janeiro concentra mais de 50% do PIB estadual e tem na atividade de serviços a principal componente do PIB. Mais dependente do consumo local, o setor segue impactado pela elevada taxa de desemprego.

A retomada da indústria extrativa teve impactos positivos para o estado, contudo seus efeitos ainda estão restritos a poucas atividades produtivas e às regiões produtoras.  Entre as regiões, vale destacar a Leste, que voltou a abrir postos de trabalho no segundo trimestre de 2019, sobretudo na indústria da construção e nas atividades de coque e derivados de petróleo e biocombustíveis; e a região Norte Fluminense, que também abriu vagas na indústria da construção.

Marcius Ferrari, gerente geral da Focus Engenharia, que presta serviço para o mercado de P&G no Leste Fluminense, e preside o Sindicato RJ Metal, afirma que a expectativa do segmento é de um terceiro trimestre promissor. “A demanda de serviços aumentou e muitas empresas estão contratando. Além disso, alguns destaques previstos para o final do ano prometem aquecer ainda mais o setor, com a desregulamentação do gás e a rodada de negócios da ANP”, ressalta.

A retomada da construção das unidades flutuantes de produção, armazenamento e transferência (FPSO) seria, segundo Ferrari, extremamente importante para o Rio de Janeiro. “Isso movimentaria bastante a economia do estado em função dos estaleiros que estão sediados aqui e fortaleceria toda cadeia do setor”, finaliza.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos