BARRA MANSA
Boa notícia para quem em carro com GNV, é que a partir do dia 1º de novembro, a Petrobras vai reduzir o preço do combustível. Conforme os contratos acordados pela companhia com as distribuidoras, os preços de venda da molécula de gás serão atualizados, com redução média de 1,41% em relação ao trimestre anterior.
De acordo com a estatal, os contratos com as distribuidoras preveem atualizações trimestrais da parcela do preço relacionada à molécula do gás e vinculam esta variação, para cima ou para baixo, às oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio R$/US$. Para o trimestre que inicia em novembro de 2024 a referência do petróleo caiu 7,43% e o câmbio teve apreciação de 5,45% (isto é, a quantia em reais para se converter em um dólar aumentou 5,45%).
Desde dezembro de 2022, o preço médio da molécula vendido às distribuidoras acumula uma redução da ordem de 18% (incluindo os efeitos da redução de 1,4% de novembro) e que considerando o prêmio por performance aprovado e divulgado em maio de 2024, a redução acumulada média poderia atingir cerca de 20%.
De acordo com o motorista de aplicativo, Sérgio Gouveia, notícias de queda de preços são sempre muito bem vindas para a classe. “É o nosso lucro que aumenta, o que pode ser revertido na manutenção dos veículos, e até mesmo na qualidade do serviço prestado”, cita.
Outro motorista, o vendedor autônomo, Eder Lima, destaca as benfeitorias. “Trabalho com delivery de salgados, com a economia em combustível da pra diminuir o valor do frete das entregas”, cita.
nova carteira comercial
A empresa aprovou, este mês, uma nova carteira comercial com produtos mais competitivos para fornecimento de volumes contratados para 2025 em diante, ampliando as flexibilidades apresentadas ao mercado na carteira de 2023. Com isso, os novos produtos seguirão diversificados em prazos (4, 5, 9 e 11 anos), indexadores, locais de entrega do gás e compromissos de recebimento, permitindo aos clientes a formação do portfólio mais adequado às suas necessidades, com 48 possibilidades de combinações entre produtos.