PIRAÍ
O jornal A VOZ DA CIDADE encomendou uma pesquisa de opinião feita pelo Instituto Orbital Pesquisa de Opinião e Mercado. A análise foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número RJ-03910/2020. Foram realizadas entre os dias 6 e 7 de novembro 400 entrevistas com eleitores. A margem de erro é de 5 (cinco) pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados estarem dentro da banda de flutuação cientificamente estimada pela pesquisa. O levantamento foi feito por amostragem estratificada por sexo, idade e regiões geográficas, e aleatória nos bairros. As entrevistas foram realizadas de forma presencial. Foram ouvidos eleitores de 16 anos a 60 anos ou mais. Em Piraí estão na disputa apenas dois candidatos, o ex-prefeito Tutuca (PSC) e o ex-vereador Alzemiro (PSB).
Arthur Henrique Gonçalves Ferreira, o TUTUCA, piraiense, tem 71 anos. É conhecido da população de Piraí, ocupou a prefeitura durante três mandatos, nas eleições (1993 a 1996 | 2005 a 2008 | 2009 a 2012). Ele ainda foi vereador, deputado estadual e vice-presidente do Detran. Segundo os dados apurados pelo instituto, Tutuca pode ser eleito para seu quarto mandato na cidade. Sua Coligação Trabalhando com Diálogo, Compromisso com Piraí (DC/ Republicanos/ MDB /PSL/ SOLIDARIEDADE/ PSC/ PL/ DEM/ Patriota), que tem ao lado o candidato a vice Dr. Ricardo Passos.
Em 2016 disputou o pleito, mas não conseguiu se eleger, perdendo para o atual prefeito Luiz Antonio. Segundo a pesquisa realizada quando é feita uma avaliação do governo, o atual prefeito é avaliado negativamente pela maioria dos eleitores, 38,6% como ruim e péssimo e 27,8% positivamente. Quando o instituto pergunta se aprova ou desaprova o governo de Luiz Antonio, os números são: 54,3% dos entrevistados DESAPROVAM e outros 40% APROVAM o governo municipal e 5,8% não souberam responder. O atual prefeito já declarou apoio ao outro postulante ao cargo ALZEMIRO dos Santos Dias que também é conhecido da população. Aposentado da Cedae, advogado, foi vereador por dois mandatos, de 2005 a 2008 e de 2013 a 2016. É nascido em Piraí, tem 63 anos, sua coligação se chama União, Ética e Trabalho, com a Força do Povo (PDT / PTB / AVANTE / PSB / PSD). Ele tem ao seu lado o candidato a vice-prefeito, Cadão (Avante). Numa briga acirrada ambos buscam os votos dos indecisos agora na reta final da eleição.
Intenção de voto espontânea
Segundo os dados apurados, pelo instituto ORBITAL, na opinião de 400 eleitores de Piraí, se as eleições fossem hoje, Tutuca ganharia o pleito. Sem mostrar qualquer nome ao entrevistado (voto espontâneo), o ex-prefeito aparece na liderança com 47% dos eleitores afirmando que votariam nele. Alzemiro tem 26,3% das intenções de voto. Brancos e nulos são 5,8%, indecisos chegam a casa dos 19% e 2% não responderam.
Intenção de voto estimulada
De acordo com a pesquisa, quando o eleitor é entrevistado e se apresentam a ele os nomes dos candidatos a colocação dos adversários se mantém a mesma, mas os números aumentam. Tutuca chega a 53,3% e Alzemiro 30%. O número de votos brancos e nulos cai um pouco, para 5% e o de indecisos também, para 10%. Não responderam 1,8% das pessoas.
Rejeição Estimulada
Quando perguntado em qual candidato você NÃO VOTARIA de jeito nenhum, a maior rejeição é do ex-vereador Alzemiro. Ele aparece com 40,8% de rejeição. Tutuca tem 21,5%. O mesmo percentual de 21,5% é visto quando os entrevistados se manifestam dizendo que votariam em todos. Não votaria em nenhum dos dois candidatos 5% e não responderam 11,3%.
Avaliação de Governo
A pesquisa na íntegra está disponível para download.