VALENÇA
Na madrugada deste domingo, dia 1, um jovem de 17 anos foi detido após uma perseguição policial na Avenida Duque Costa (RJ-147), próximo ao posto Mourão, no bairro Carambita. A ação começou quando a Polícia Militar, em cumprimento à ordem de operação, avistou um veículo, alvo de denúncias por ser utilizado pela facção Comando Vermelho (CV), para transporte de drogas e armas.
Ao receber a ordem de parada, o condutor do veículo empreendeu fuga, iniciando uma perseguição que se estendeu por diversas ruas e bairros. Durante a fuga, o veículo colidiu com vários carros na via, colocando pedestres e motoristas em risco. O apoio de outras viaturas foi solicitado, o condutor chegou a lançar o carro em direção à equipe do Grupamento Tático Móvel (GAT).
O veículo foi finalmente cercado próximo ao posto Mourão, onde todas as viaturas conseguiram parar o carro. Os PM’s se aproximaram com cautela, devido à possibilidade de haver pessoas armadas no interior do veículo. O condutor, identificado como um menor de 17 anos, estava sozinho e sofreu ferimentos leves durante a perseguição. Ele foi levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), para atendimento médico e, em seguida, conduzido à 91ª Delegacia de Polícia.
Na delegacia, a polícia verificou que a placa do veículo estava adulterada, originalmente pertencendo a um Onix. O Polo Track era objeto de roubo registrado na 30ª DP sob RO 7807/24. O menor informou que fugiu por ser menor de idade e negou envolvimento no incidente anterior onde indivíduos do carro apontaram armas para uma viatura da PM.
Após apreciação dos fatos pelo Delegado de plantão, o mesmo tipificou a conduta do acusado como fato análogo nos artigos 311, 180, 309 da Lei 9503/95, artigo 147 do CP, artigo 35 da Lei 11344/06. E após ouvir o depoimento do acusado liberou o mesmo, acompanhando de seu genitor.
A ação foi realizada pelo subtenente Brandão, sargentos Araújo, Rodrigo, Fernando, Silva Alves e Paiva, cabos Cardoso, Nascimento e soldado Arieira