SUL FLUMINENSE
O turismo foi um dos setores mais afetados pela crise provocada pelo novo coronavírus, o que impactou seriamente a economia do país: cerca de 95% dos pequenos negócios desse setor tiveram perdas no faturamento e 60% acreditam que serão necessários de quatro meses a um ano para retomarem os negócios em definitivo, após o fim da pandemia. Agora, com a proximidade da alta temporada, o setor de turismo tem que se preparar para recuperar o prejuízo com o aumento do movimento turístico, principalmente dentro do país, considerado tendência nos próximos meses.
De acordo com levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), a retomada do turismo tem um impacto significativo nos pequenos negócios, tendo em vista que 98% do segmento é formado por micro e pequenas empresas. O retorno das atividades turísticas potencializa o funcionamento de diversos outros setores, como bares e restaurantes, artesanato e economia criativa.
Para ajudar aos donos de pequenos negócios desse setor se adequarem ao ‘novo normal’ neste movimento de retomada, o Sebrae Rio oferecerá consultorias on-line, 100% gratuitas. O Programa Transforma Turismo é destinado ao MEI, microempresa e empresa de pequeno porte que atuam com meios de hospedagem e agências de turismo, assim como nos segmentos de artesanato e gastronomia, que fazem parte da cadeia produtiva do turismo no estado do Rio de Janeiro. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas pela internet (https://lp.absuite.com.br/lp/EAZ/transforma-turismo). “As consultorias irão apoiar os empresários na análise de novos hábitos de consumo, na implementação dos protocolos, na sua inserção nas mídias e canais digitais, entre outros, reforçando a confiança do setor na recuperação econômica”, afirma Tayssa Araujo, analista do Sebrae Rio.
Esses negócios precisam adotar novos parâmetros de funcionamento para se adaptarem a uma realidade ainda marcada pelos cuidados para evitar a transmissão da doença e demandam por ações voltadas para a sua manutenção no mercado e a retomada das atividades com a reabertura dos negócios, a partir da liberação gradativa do poder público estadual e municipal.
Para os meios de hospedagens e agências e operadoras de viagens, a consultoria de marketing digital irá fortalecer a presença dessas empresas nas redes sociais e aproximá-las de seus clientes. A de direcionamento estratégico apoiará os pequenos negócios na definição de objetivos, estratégias e metas para a tomada de decisão durante e no pós-pandemia. Também terá orientação sobre os protocolos sanitários, procedimentos e métodos para a retomada das atividades do setor, além de consultoria de gestão, finanças e planejamento financeiro.
Para o setor de gastronomia, além de marketing digital para as empresas de alimentação fora do lar, terá consultoria em gestão estratégica e financeira para auxiliar na estruturação de um modelo de gestão aderente às necessidades do mercado de food service e capacitará o empresário sobre indicadores de desempenho.
Já as consultorias voltadas para o setor de artesanato, o artesão irá incorporar melhorias no produto, por meio do design, propondo ideações de melhorias com foco no mercado, buscando preservar a valorização dos saberes populares, além de criação e adaptação de proposta de valor para os setores da Economia Criativa.
Ao se inscrever para as consultorias, os participantes também terão acesso gratuito a conteúdos específicos (e-book, relatórios e boletins) sobre os setores de meios de hospedagens, agências e operadoras de viagens, gastronomia e artesanato, para que todos possam se atualizar e preparar o seu negócio para esse novo momento.