RIO
Em conversa com profissionais do setor do turismo e representantes comunitários da Barra da Tijuca, hoje, Pedro Fernandes afirmou que o turismo é estratégico para a retomada do crescimento econômico do Estado. O Rio, segundo o candidato da coligação “Renovar para Mudar – PDT/PSB”, não consegue avançar nos negócios porque tem a pior infraestrutura, o pior escoamento da produção e a maior carga tributária da Região Sudeste, além de enfrentar uma crise na segurança pública.
O candidato disse que o turismo será um instrumento importante para retomada do crescimento, desenvolvimento econômico e da geração de empregos. “Nós precisamos reforçar a segurança pública para um ambiente mais tranquilo para os turistas, e já me comprometi a expandir o ‘Programa Segurança Presente’, que será instalado em todas as áreas turísticas do Estado. E também investir em infraestrutura, porque não dá para as estradas serem tão ruins. Esses fatores desestimulam o turismo no interior do Rio”, disse Pedro Fernandes.
O candidato recebeu de Teresa Jansen, representante da ABIH, entidade que congrega as empresas de hospedagem do Estado, um Plano Integrado de Turismo com os gargalos do setor. Para Teresa, os principais pontos a serem melhorados são a sinalização turística, a falta de mapeamento das unidades habitacionais e o perfil dos hóspedes – se turista internacional ou nacional, e qual sua origem. “A gente percebe que o Pedro Fernandes é muito preparado e tem consistência. E nós tivemos uma parceria com o ele quando, à frente da Secretaria municipal de Assistência Social, começou a desenvolver um trabalho de acolhimento, de análise e diagnóstico de toda a população de rua. A ABIH ajudou com a doação de vários itens, como roupas de cama, para diversos abrigos. E, nessa nova etapa, é gratificante vê-lo alçar voos mais altos, porque sabemos de sua capacidade técnica e, cada vez mais, precisamos de pessoas preparadas para ocupar cargos públicos”, comentou a representante da ABIH.
“A Barra é um polo de hotéis e a tendência é crescer cada vez mais e apresentamos ao candidato algumas demandas, como a instalação de uma delegacia de turismo a obras de saneamento da Baixada de Jacarepaguá. Com a conclusão do emissário, que já interligou mais de 80% dos imóveis da Barra à rede, os bairros de Jacarepaguá não tiveram o mesmo desenvolvimento nas obras”, explicou o presidente da Câmara Comunitária da Barra, Delair Dumbrosck. Além dele, estiveram presentes ao evento o vice-presidente do SindHoteis, Claudio Magnavita; moradores e síndicos de condomínios da Barra da Tijuca.