BARRA MANSA
Quem passa pelo Centro de Barra Mansa já consegue visualizar o avanço das obras de pavimentação de uma das novas avenidas que serão criadas e que fazem parte das obras de readequação ferroviária do município, conhecido como pátio de manobras. Os serviços, que são executados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e acompanhados pela Secretaria Municipal de Planejamento, estão concentrados atualmente próximo ao prédio da prefeitura.
A pavimentação da nova via teve início no acesso que foi aberto após a Praça da Liberdade, cruzou a passagem de nível da Rua Duque de Caxias e será finalizada próximo ao córrego do bairro Cotiara,. Segundo o secretário de Planejamento, Eros dos Santos, cerca de 70% desses serviços já estão concluídos. “A nova avenida está avançando, está a pleno vapor e o trecho próximo à prefeitura está pronto para asfaltar. Essa é a que vai até o córrego da Cotiara, pouco antes do Parque da Cidade, e que já vai contribuir muito para desafogar e melhorar o fluxo do trânsito de Barra Mansa. Logo depois será construída a outra via que começará na altura do Fórum e será finalizada na entrada do bairro Saudade”, disse o secretário.

Foto: Iam Martins
O Pátio de Manobras consiste em três grandes pontos: o agrupamento das linhas férreas no eixo central; a primeira avenida (que está recebendo asfaltamento) começou próximo ao Córrego Cotiara, ao lado da Rua Prefeito João Chiesse Filho, passa sob o viaduto Doutor Didácio de Souza Fonseca, no Centro, seguindo até o bairro Barbará; após a conclusão do viaduto próximo a Saint-Gobain, será possível iniciar as obras da segunda avenida.
Ontem pela manhã, enquanto observava o trânsito lento, em função dos maquinários que estão usados na obra de pavimentação, o comerciário Felipe Alexandre Dias, de 36 anos, comentou sobre a expectativa de ver a via em funcionamento. “Realmente vai ser muito bom, porque teremos uma nova opção de avenida em um trecho da cidade que já ficou pequeno para a quantidade de veículos que passa por aqui todos os dias”, disse.