TRÊS RIOS
Daqui a alguns dias, Três Rios recebe o 21º Festival Sesc de Inverno, considerado o maior evento cultural multilinguagem do país, que acontece entre os dias 15 e 30 de julho e levará ao público uma programação gratuita com muita música, teatro, dança, entre outras expressões artísticas. O evento também ocorrerá em outras 16 localidades do estado do Rio de Janeiro e tem o apoio das prefeituras e dos sindicatos varejistas locais.
A Beira Rio, maior espaço de lazer a céu aberto da cidade, receberá shows de Dudu Nobre (28/07), Simone (29/07) e Paulinho da Viola (30/07), sempre a partir das 21h. Ainda no local haverá apresentações de mágica, todos os dias, às18h, com o grupo “Close up”. A Praça São Sebastião, no Centro, receberá outras atrações especiais, como as trupes circenses “Carrossel Brincante” (16/07), “SóLadies” (23/07) e “Mix Dux” (30/07), às 11h; o teatro “Bichos Vermelhos”, de Pia Fraus (22/07, das 15h às 18h); e as intervenções poética “Poemas Passageiros”, do Coletivo Zebra (28/07, das 11h às 14h), e literária “Palavra Volante”, do Coletivo Tralha (28/07, das 14h às 17h). Pertinho dali, a Praça da Autonomia abrigará o teatro de rua “Cortejo Encantado” (15/07, às 11h); e um espetáculo de dança com o grupo “Couraça” (22/07, às 11h).
A unidade Sesc Três Rios também promoverá atividades – a Sala Multiuso 1 receberá os espetáculos musical “Bamberê”, com o grupo Baquetá (29/07, às 15h), e circense “Cola Show – Malabarismo e simpatia em dose dupla” (30/07, às 15h); e a Sala Multiuso 2, oficinas de “Escrita Criativa versus Escrita Profissional”, com Cidinha da Silva (29/07, das 10h às 13h), e de “Literatura Indígena”, com Cristino Wapichana (29 e 30/07, das 14h às 16h30).
“A realização do Festival Sesc de Inverno, em Três Rios, traz benefícios econômicos diretos e indiretos para a cidade e toda região. Estimula a compra no comércio e negócios locais, favorece o turismo, aumenta a ocupação dos hotéis e pousadas, e gera mais receita para o setor de bares e restaurantes, movimentando a economia local”, pontua Júlio Cezar Rezende de Freitas, presidente do Sicomércio Três Rios.
Em 2023, o tema do festival é “Entrelaçar”, conceito inspirado no movimento original da natureza. Visualmente, ele foi traduzido nas linhas encontradas na natureza e na atividade humana, como o DNA, as raízes das árvores e os circuitos eletrônicos, representando passado, presente e futuro.
Na programação, o conceito celebra a mistura entre linguagens artísticas, a interação entre artistas e público e a reunião de nomes consolidados da cena artística nacional e as revelações. Origem, futuro e território são as tônicas desta edição, e a curadoria do Festival busca valorizar experiências e práticas culturais atentas às travessias que nos constituem; ao mesmo passo, conectá-las às coexistências do presente.
Mais informações sobre a programação podem ser conferidas no site www.festivalsescdeinverno.com.br.