VOLTA REDONDA
Uma mulher, de 73 anos, moradora do bairro Retiro, em Volta Redonda, foi auxiliada pela Patrulha de Proteção ao Idoso, serviço da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), a ser ressarcida por um procedimento odontológico. A clínica, localizada no mesmo bairro, havia se negado a devolver R$ 5.135,00 após a idosa efetuar o pagamento para um implante dentário, mas ter sido desaconselhada por um médico a realizar o procedimento devido às suas condições de saúde.
Diabética e sofrendo de pressão arterial alta, a idosa foi orientada por um médico a não prosseguir com o tratamento. Com isso, ela solicitou a devolução do valor pago, mas a clínica se recusou a fazê-lo. A idosa então procurou o Programa de Orientação e Defesa do Consumidor de Volta Redonda (Procon), que, junto com a Patrulha de Proteção ao Idoso, atuou para solucionar o impasse.
Após a intervenção do Procon-VR e da Patrulha de Proteção ao Idoso, a clínica concordou em ressarcir a idosa, e o pagamento foi realizado na semana passada. O secretário Municipal de Ordem Pública, coronel Luiz Henrique Barbosa, enfatizou a importância da rede de proteção do município, que contou com a atuação da Patrulha de Proteção ao Idoso na busca por uma solução harmônica entre as partes, garantindo o direito dos maiores de 60 anos.
REFORÇANDO O COMPROMISSO
O secretário destacou ainda que a Secretaria Municipal de Ordem Pública reforça seu compromisso em atender e proteger a população, especialmente os mais vulneráveis, como os maiores de 60 anos, através da Patrulha de Proteção ao Idoso. “Fomos procurados e conseguimos realizar a mediação e dar uma solução a um problema. Isso demonstra também que os idosos têm tido cada vez mais confiança no nosso trabalho, o que é bastante gratificante”, disse o coronel.
Para denunciar casos de violação de direitos ou violência contra idosos, as pessoas podem ligar para o 197, no Nuai, na Polícia Civil – 93ª DP; 153 da Guarda Municipal, ou o Disque 100, serviço nacional e ligado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Também é possível buscar ajuda diretamente no 190, da Polícia Militar, ou na 93ª DP, com a Patrulha do Idoso ou na Assistência Social Jurídica da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas).

