>
a voz da cidade 970 x 150 px

‘Patrulha de Proteção ao Idoso’ será lançada no dia 15 de junho em Volta Redonda

Por Tânia Cruz
bnr am aniv barra mansa 970x150

VOLTA REDONDA
Data emblemática, 15 de junho foi escolhido para o lançamento da ‘Patrulha de Proteção ao Idoso’ em Volta Redonda, por ser o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. A cidade é referência no trato especial que oferece aos idosos, e este projeto, que tem como maior entusiasta o prefeito Antônio Francisco Neto, fecha o ciclo de proteção.
O anúncio foi feito durante a cerimônia do novo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Volta Redonda (CMDDPI), que ocorreu no Palácio 17 de Julho, no bairro Aterrado, na quarta-feira, dia11. O objetivo da Patrulha de Proteção ao Idoso é oferecer ajuda a essa parcela da população que está entre os grupos mais vulneráveis da sociedade, por serem sujeitos a vários atos de violação dos seus direitos.
À FRENTE DO PROJETO
O Governo Municipal, através das secretarias municipais de Ordem Pública (Semop) e de Ação Comunitária (Smac), está à frente do projeto. A Patrulha de Proteção ao Idoso será formada por um homem e uma mulher da Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR). A 93ª Delegacia de Polícia (DP) participa por meio da reativação do Núcleo do Idoso, feita em parceria com a prefeitura.
O secretário da Semop, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, informou que esteve conversando com o delegado Luiz Jorge Rodriguez e acertou os detalhes para o funcionamento do Núcleo do Idoso nas dependências da 93ª DP, que terá ligação direta com o Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas), responsável pelo recebimento das demandas de violência aos idosos”, explicou.
FLUXO DE ATENDIMENTO
A equipe da Smac, através do Creas, elaborou o fluxo de atendimento da Patrulha de Proteção ao Idoso, desde o primeiro contato até o monitoramento, sem data para finalizar, seguindo os moldes da Patrulha Maria da Penha que já atua na cidade e que completa o ciclo de proteção à pessoa vulnerável.  De acordo com o Creas, o município registra uma média de 70 ocorrências/mês sobre os idosos, entre violência, abandono/negligência e abuso financeiro.


você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos