Parque Nacional do Itatiaia vence Prêmio Nacional do Turismo 2025 com acessibilidade

Projeto “Natureza Sem Barreiras” garante destaque nacional e consolida Itatiaia como referência em inclusão

Por Cyntia Freitas
40.cf.res.cidades.parque nacional do itatiaia vence.1.felipe.divulgaÇÃo (2)

ITATIAIA

O Parque Nacional do Itatiaia (PNI) conquistou o Prêmio Nacional do Turismo 2025 na categoria Equidade, Diversidade e Inclusão no Turismo, com o projeto “Natureza Sem Barreiras: Itatiaia Acessível”. A cerimônia foi realizada na quarta-feira, dia 3, em Brasília e consagrou o PNI entre 28 projetos inscritos, que chegaram à semifinal ao lado de outras duas iniciativas reconhecidas: o Turistea – Turismo Inclusivo, do Centro de Acolhimento ao Autista da Assembleia Legislativa de Roraima (TEAMARR) e a Praça da Acessibilidade, do Instituto do Meio Ambiente de Balneário Piçarras.

A proposta vencedora reúne um conjunto de ações que tornam a experiência na natureza acessível a todos os visitantes. Entre elas estão a Cachoeira Acessível do Camapuã, primeira do Rio de Janeiro e segunda do Brasil, o Caminho Acessível do Voluntariado, o Bosque Sensorial, a Alameda Conectar e melhorias no Centro de Visitantes, que passou a contar com Libras, Braile e Audiodescrição. Em 2025, o Itatiaia também promoveu a 1ª edição da corrida inclusiva “Caminhos Acessíveis” e o 1º Encontro Nacional de Acessibilidade em Unidades de Conservação.

40.cf.res.cidades.parque nacional do itatiaia vence.2.aÇÕes.divulgaÇÃo

Ações no parque incluem trilhas, cachoeira adaptada e recursos de Libras, Braile e audiodescrição – Divulgação

Segundo o chefe do Parque Nacional o Itatiaia, Felipe Mendonça, a premiação reforça o compromisso da unidade com a inclusão. “Esse prêmio mostra a nossa intencionalidade de investir em quem mais precisa de apoio para desfrutar do contato com a natureza. Quando investimos em quem mais precisa, todos ganham. A natureza precisa ser vivida por todos e todas, sem barreiras. E a equipe do Parque está de parabéns”, disse Mendonça.

Para Elisabete Hulgado, responsável pela Gestão Socioambiental, o reconhecimento celebra um esforço coletivo. “Esse reconhecimento é de todos que acreditam que inclusão muda realidades. Hoje o Itatiaia é um parque mais humano e mais acessível”, destaca Elisabete.

O projeto, desenvolvido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), consolida o Itatiaia como referência nacional em turismo acessível em áreas naturais, fortalecendo a imagem do município de Itatiaia como destino de inclusão e inovação.

Sobre o Prêmio
A premiação, promovida pelo Ministério do Turismo e pelo Conselho Nacional do Turismo, reconhece iniciativas inovadoras e o impacto positivo gerado por profissionais e instituições do setor. O objetivo é estimular a excelência, incentivar boas práticas e permitir que projetos inspiradores sejam replicados em diversos destinos do país, fortalecendo o desenvolvimento do turismo brasileiro.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos