Parlamento Juvenil da Alerj empossa 97 estudantes de todo o estado

Por Carol Macedo
parlamento 2

ESTADO

Noventa e sete estudantes da rede pública de ensino do Estado tomaram posse na segunda-feira, 23, como parlamentares juvenis no Palácio Tiradentes, sede histórica da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Também foram empossados os integrantes da Mesa Diretora da 16ª edição do Parlamento Juvenil. Nesta terça-feira eles apresentam seus projetos no auditório da Escola do Legislativo (Elerj), que é vinculada a Assembleia Legislativa.

Júlia Conceição, de Rio Bonito é a presidente da Mesa. Pelo segundo ano, a presidência fica com uma aluna de Rio Bonito. Neste ano, três jovens empataram em primeiro lugar com 13 votos cada, e o critério previsto no regulamento do PJ para desempate é o aluno mais velho, o que levou Julia, de 17 anos, à eleição, seguida por seus colegas Arthur Ciucci (Paracambi) e Eduardo Monteiro (Itaocara), que são, respectivamente, primeiro e segundo vice-presidentes. Ainda na Mesa estão: Clara Beatriz, de Cabo Frio, como 1ª secretária; Gabriel de Carvalho, de Piraí, como 2º secretário; Maria Eduarda Oliveira, do Rio de Janeiro, como 1ª suplente; e Thayan da Silva, de São Francisco do Itabapoana, como 2º suplente.

A presidente eleita desta edição compartilhou, durante a primeira sessão do PJ, seus agradecimentos. “Isso é um sonho para mim. Espero que o voto que vocês me confiaram valha a pena. Creio que, juntos, possamos fazer a diferença e sermos exemplos para os demais estudantes. Somos capazes de mudar a nossa história”, disse.

O coordenador do projeto, deputado Danniel Librelon (REP), celebrou a abertura da edição do PJ com uma mensagem para os estudantes. “Nesta semana, vocês terão a experiência de vivenciar toda a rotina de um deputado estadual. Desejo que aproveitem a oportunidade e este momento único, porque nós temos procurado nos aperfeiçoar mais a cada edição. Afinal, vocês são o futuro do país”, disse.

O deputado, também, ressaltou a grande participação feminina no projeto. “Quando nós falamos sobre a representatividade das mulheres, podemos pensar no PJ como um grande exemplo, com 60 participantes meninas em um total de 97. Elas estão furando a bolha, e esta edição veio reforçar mais ainda a presença feminina no Parlamento Juvenil”, completou.

O Parlamento Juvenil é realizado pela Alerj em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seeduc).

A secretária de estado de Educação, Roberta Barreto, destacou a importância do engajamento dos jovens na política. “Estamos vendo estudantes ilustrando o maior de todos os deveres da democracia, que é votar e ser votado, e isso é motivo de grande alegria. Este é um projeto que tem diversidade, porque conta com representantes de cada um dos 92 municípios. Vocês, como reflexo do nosso futuro, têm a oportunidade de participar de um programa que dá visibilidade à juventude e a comunidade na qual estão inseridos. Desejo sucesso e conhecimento na legislatura de vocês”, comentou.

Durante a cerimônia de abertura, a ex-PJ da 15ª edição, Isabelle Rosa Martins, foi homenageada pela sua participação no Parlamento Juvenil do Mercosul 2025 como representante do Estado do Rio de Janeiro.

Atividades Culturais

Cronograma da semana legislativa

Ao longo desta semana parlamentar, que se encerrará na sexta-feira, 27), os jovens participarão de diversas atividades, vivenciado o dia a dia como um deputado estadual. Cada parlamentar juvenil apresentará um projeto de lei. Os três mais votados poderão seguir tramitação na Alerj e poderão virar leis.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos