VOLTA REDONDA
Com o objetivo de aumentar o número de doações e consequentemente o estoque do Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda, a Coordenadoria da Juventude (COORDJUV) está ampliando a campanha “Universitário Sangue Bom” com o projeto “Estudante Sangue Bom”. Os primeiros doadores serão 50 alunos do Colégio Estadual Rio Grande do Sul, que fica ano bairro Laranjal. Durantes as próximas três quintas-feiras os alunos realizarão as doações.
A coordenadora da Juventude de Volta Redonda, Larissa Garcez, lembra que a campanha “Universitário Sangue Bom” foi lançada em 2021 com o objetivo de incentivar a doação de sangue para o Núcleo de Hemoterapia, e mobilizar os estudantes a se tornarem doadores periódicos. A campanha é realizada através de uma parceria entre a COORDJUV, o Hemonúcleo e a Guarda Municipal (GMVR). “Já estamos na quinta edição da ‘Universitário Sangue Bom’, que movimenta os universitários da região. Atualmente temos 80 estudantes que participam como doadores. E agora estamos criando essa possibilidade para que os jovens estudantes do Ensino Médio também possam ser doadores. Para realizar as campanhas, contamos com a parceria do hemonúcleo e da Guarda Municipal”, disse a coordenadora.
A assessora administrativa e responsável pela captação de doares do Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda, Cristina Maria Oliveira Teixeira, destaca que o objetivo é que a captação de doadores aumente de 22% até o final do ano, passando dos atuais 400 doares/mês, em média, para 500. “Hoje é um dia muito feliz, pois estamos dando o ponta pé inicial na extensão de uma campanha que começamos com os universitários de Volta Redonda. É importante ressaltar que, apesar de a gente ter uma posição muito boa no ranking do número de doadores de sangue do interior do estado do Rio de Janeiro, ainda assim não temos o estoque necessário para abastecer os hospitais da região, como é feito hoje”, disse Cristina.
A diretora do Colégio Estadual Rio Grande do Sul, Josilene Suett Moreira Balbino, explica que a iniciativa surgiu através do Projeto Mães (Mulheres Apoiando a Educação) da unidade escolar. “Ficamos muito felizes em saber que a nossa escola será a unidade que vai dar o ponta pé inicial nessa campanha que é tão bonita e importante. Sabemos o quanto o hemonúcleo necessita de aumentar o número de doadores. É uma campanha que só vai trazer benefícios, pois esses alunos contagiam outros e os incentivam a doar também”, disse a diretora.
HEMONÚCLEOO Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda funciona no Hospital São João Batista e a captação de doadores é feita das 7 às 13 horas, de segunda a sexta-feira. Antes da coleta, todos passam por triagem clínica. E após o procedimento, a equipe separa os hemocomponentes (hemácias, plasma e plaquetas).
Para doar as pessoas devem ter entre 16 e 69 anos, menores com 16 e 17 anos, precisam da autorização dos pais ou responsáveis, estar em boas condições de saúde, quem apresentar febre, gripe ou outras infecções não deve doar sangue, aguardar dois dias se foi vacinado contra a Covid-19 com a vacina CoronaVac e sete dias se foi vacinado contra a Covid-19 com outro imunizante.