PARATY
Paraty realizará a partir desta terça-feira, dia 1º, o 10º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial da Unesco. O evento aberto ao público é realizado pela Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) e segue até dia 5 de agosto, no Centro Histórico do município.
Estarão presentes na solenidade de abertura, o presidente da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), Mário Augusto Ribas do Nascimento; prefeito de Paraty, Luciano Vidal; governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro; ministro do Superior Tribunal de Justiça, Herman Benjamin; ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes; ministro do Turismo, Celso Sabino; diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização, Andrey Schlee, representando o presidente do IPHAN, Leandro Grass e a Ministra da Cultura, Margareth Menezes; o secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca; secretária de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, Danielle Barros e secretário Geral da Fundação Roberto Marinho, João Alegria
O tema dessa 10ª edição é ‘Gestão, interpretação e estratégias de desenvolvimento dos sítios naturais e culturais do patrimônio’. No Brasil são 23 cidades históricas, sítios e monumentos históricos reconhecidos pela Unesco como Patrimônio Mundial. Os representantes de todos estes lugares estarão no evento que significa um marco no calendário cultural brasileiro. Paraty é o único sítio misto na lista de patrimônio mundial reconhecido pela Unesco.
PROGRAMAÇÃO
Com uma vasta programação, a abertura do encontro começa hoje, às 17 horas. Além de um coquetel de boas-vindas, o público poderá apreciar uma apresentação da Ciranda Caiçara, dança de roda que reflete a identidade cultural caiçara, na Praça do Evento, para todos os participantes. Nos outros dias do evento serão realizadas palestras, visitas técnicas pela cidade e até uma mesa de debates, em torno do tema da gestão eficaz dos sítios de patrimônio histórico e natural.
Um dos enfoques do encontro será as possibilidades de financiamento e captação de recursos para as cidades históricas turísticas e patrimônio natural e cultural, com informações sobre a elaboração de projetos para atração de investimentos e parcerias público-privadas.
Um dos resultados desejados da realização do evento é a formulação de uma agenda de propostas adequadas para as diferentes cidades, para informar e auxiliar a gestão municipal no desenvolvimento de suas políticas públicas, bem como oferecer uma cooperação efetiva para a elaboração de políticas regionais e nacionais no âmbito do patrimônio a eles relacionado.
As informações sobre a programação completa (presencial, com transmissão online) e as inscrições podem ser encontradas através do link: www.cidadeshistoricas.org.br.