BARRA MANSA
Um Natal Especial para alunos do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (Cemae) voltado para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) aconteceu na última quarta-feira, 4, na quadra do CEI Saturnina de Carvalho e Vieira da Silva. A festa já é conhecida por ser já tradicional e contou com a presença do Papai Noel que distribuiu presentes previamente escolhidos pelos alunos, atração musical, recreação, brincadeiras, comidas e bebidas, além da presença de super-heróis, princesas e fadas.
O evento acontece anualmente em dois momentos. O objetivo é oferecer uma celebração que se encaixe nos hábitos desses alunos, para que se torne prazerosa. Para isso, é pensado o tempo de duração da festa, as atrações oferecidas, os presentes e até o número de participantes. Participaram crianças pequenas com autismo atendidas na Educação Precoce e na musicalização, estudantes autistas atendidos nas Salas de Recursos multifuncionais, onde é oferecido atendimento educacional especializado nas escolas, e estudantes com outras deficiências, cujo comprometimento apresenta maior gravidade.
Presente no evento, o secretário de Educação, Fernando Vitorino, ressaltou que para o próximo ano a intenção é fazer mostras culturais e jogos inclusivos. Ele ressaltou o trabalho realizado pela equipe do Cemae e falou sobre a necessidade de atender peculiaridades de alunos com deficiência. “É o papel do Poder Público, da Secretaria de Educação, oferecer essas possibilidades e essas condições”, apontou, dando ainda uma boa notícia aos presentes. Ele anunciou onde será instalada a Casa Azul. Será no antigo Clube dos Sargentos e a intenção é que esteja em funcionamento em fevereiro de 2020. “Nós temos um espaço construído e que será preparado para começarmos o projeto. Estamos juntos, escrevendo a muitas mãos, esse projeto da Casa Azul e um projeto específico de políticas e de atividades para a criança autista”, celebrou o secretário.
Segundo a coordenadora do Cemae, Sônia Coutinho, é muito importante a interação e atividades sociais para esses estudantes. “Esse momento é muito lindo para eles, porque eles convivem com outras crianças. Vemos como eles se desenvolvem de um ano para o outro, só de conviver em uma realidade fora de casa. São crianças que precisam de uma atenção diferenciada. Através da música, da Educação Precoce, das escolas, eles estão conseguindo alcançar o seu melhor”, disse Sônia.
Um dos presentes no Natal Especial foi o estudante do Cemae, Vitor Augusto da Silva Menezes. Aos 18 anos, cadeirante, contou que fez questão de estar na festa. “Gosto do Cemae e de sair de casa. Tenho muitos amigos na escola. Depois que eu comecei a participar do Cemae, eu melhorei muito. Eu sou aluno há bastante tempo e não tenho palavras para dizer o que eles representam para mim”, disse Vitor.
O Natal Especial é uma realização da Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Educação, por meio do Cemae, com a colaboração da Associação Autismo SuperAção (AASA) e a participação do grupo Corações Solidários.