BARRA MANSA
Na tradicional Sexta-Feira Santa, todos os anos Barra Mansa se torna palco de fé e cultura com a encenação da Paixão de Cristo. Neste dia 18, os moradores se uniram para manter viva a tradição que em Rialto acontece há mais de 40 edições e no bairro Vista Alegre vem se firmando como uma das mais importantes expressões culturais da cidade. Os espetáculos, realizados simultaneamente, contaram com o apoio da Prefeitura, através da Fundação Cultura.
O presidente da Fundação Cultura, Alexandre Caneda, destacou a relevância dos eventos. Segundo ele, a Paixão de Cristo em Rialto é mais do que uma encenação, é uma das maiores manifestações da cultura popular da região. ”
A encenação da Paixão de Cristo em Barra Mansa não é apenas um evento religioso, mas sim um verdadeiro testemunho da força das comunidades e da preservação de tradições que fazem parte da identidade cultural da nossa cidade. Com a participação ativa dos moradores e o apoio do governo municipal, essa celebração continua a atrair espectadores para este momento especial”, comentou Caneda, enfatizando a solicitação feita pelo prefeito Luiz Furlani para que fosse dada a maior atenção aos eventos, que reúnem pessoas de várias cidades.
O fato de a atuação ser realizada por moradores comuns e pelas ruas do distrito e do bairro torna a experiência ainda mais próxima e acessível, criando um senso de pertencimento e união. Entre os espectadores estava Vania Teixeira, moradora do bairro Santa Maria 2, que acompanhou a encenação de Rialto pela primeira vez. “Foi um momento muito especial e bonito, produzido pela população”, afirmou Vania, refletindo o sentimento de muitos que se juntaram para vivenciar essa experiência inesquecível.