VOLTA REDONDA
O padre Juarez Sampaio participou, nesta quarta-feira, dia 1º, de um ato em homenagem ao Dia do Trabalhador na Praça Juarez Antunes, no bairro Vila Santa Cecília, em Volta Redonda. A atividade reuniu lideranças religiosas e populares em torno da valorização das lutas trabalhistas e da reflexão sobre os desafios enfrentados pelos trabalhadores atualmente.
Durante sua fala, ao lado de uma Mãe de Santo, o religioso iniciou prestando homenagem ao Papa Francisco, que faleceu recentemente. Em seguida, fez memória às lutas operárias históricas e destacou a importância de retomar práticas de participação popular. “Precisamos nos aproximar dos trabalhadores, ‘nos assembleiar’ mais”, afirmou Padre Juarez, ao ressaltar a necessidade de fortalecer espaços coletivos de decisão e organização.
O padre também mencionou as dificuldades enfrentadas por categorias de trabalhadores que atuam em condições precárias, como catadores e motociclistas de aplicativos. “Destaco aqui os catadores e suas dificuldades, os motociclistas do iFood, inclusive os que sofrem acidentes graves, entre outros”, disse, chamando a atenção para a realidade de muitos profissionais informais e suas vulnerabilidades no mundo do trabalho.
O ato foi marcado por um clima de respeito inter-religioso, memória histórica e solidariedade às causas sociais.