VOLTA REDONDA
Na segunda-feira, dia 9, o padre Jorge Axé, vigário da Paróquia Santo Antônio, em Volta Redonda, esteve no gabinete da prefeita de Barra do Piraí, Katia Miki. O objetivo da reunião, que contou também com a presença do vice-prefeito e secretário de Saúde, Cristiano Almeida, foi apresentar e discutir a viabilidade de diversos projetos sociais ligados à Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda (BP-VR).
Durante o encontro, o padre Jorge apresentou várias iniciativas voltadas à inclusão social e ao desenvolvimento comunitário, como o projeto Multimistura, o Pré-Vestibular Social Dom Altivo Pacheco e a criação de uma Clínica de Recuperação, que contará também com uma padaria comunitária.
Ao final da reunião, o sacerdote destacou a importância da reunião e a receptividade da prefeita Katia Miki, além de enfatizar a necessidade de divulgar as boas práticas sociais em um momento em que a sociedade enfrenta desafios como violência e desinformação. “A prefeita foi muito receptiva, e discutimos projetos importantes como a Multimistura e o Pré-Vestibular Social”, contou, lembrando que é preciso divulgar mais essas boas ações, especialmente quando tantas forças trabalham contra o bem comum.
Para padre Jorge, a comunicação tem um papel essencial na promoção de uma cultura de paz e participação social. Ressaltou a relevância de uma gestão próxima das comunidades, evidenciando que, no cenário atual de polarização e violência, é vital dar visibilidade a iniciativas positivas. “Com a democratização da informação, até as pessoas mais simples têm acesso às redes sociais, e isso amplia o alcance dessas ações”, explicou o padre.
A prefeita Katia Miki demonstrou interesse em fortalecer a divulgação institucional das ações sociais e ampliou a possibilidade de parcerias voltadas ao setor. Para padre Jorge, a reunião reflete o compromisso da Diocese BP-VR com políticas públicas que promovem a educação, a inclusão e a solidariedade, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e humana.