BARRA MANSA
Neste mês de outubro todas as unidades de saúde de Barra Mansa vão intensificar a oferta para a realização do exame preventivo citopatológico do colo do útero e mamografia. A ação faz parte da campanha Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama e de cuidados à saúde da mulher.
As unidades também realizarão salas de espera levando até os pacientes, homens e mulheres, informações relacionadas ao câncer de mama e colo do útero, além de teste rápido para detectar o HIV, sífilis, hepatite B e C e a vacinação contra o HPV (papiloma vírus humano).
A gerente de Atenção Básica, Adriana Alves, disse que a intenção é investir cada vez mais em prevenção. “A saúde preventiva é o melhor cuidado que as pessoas podem adotar consigo mesmas e com os familiares, principalmente por que o câncer não tem uma causa única. Há fatores externos e internos, como hormônios, condições imunológicas e predisposição genética, fazendo com que determinadas pessoas sejam mais suscetíveis à ação dos agentes cancerígenos. Existem ainda o envelhecimento natural do ser humano que traz mudanças nas células, o sedentarismo, hábitos alimentares inadequados e o uso de cigarros. Isso tudo favorece o aparecimento da doença”, frisa.
Ela ainda contou que o diagnóstico precoce é fundamental para garantir os resultados no tratamento. “Barra Mansa é referência estadual no tratamento do câncer realizado no Hospital de Oncologia que funciona na Santa Casa. A unidade realiza cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Em alguns casos, há a combinação dos procedimentos”, afirma.
A enfermeira do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Williana Bruna Cardoso de Brito, explicou que a vacina contra o papiloma vírus humano contribui no sistema de prevenção do câncer do colo do útero. “Ela deve ser ministrada em meninas com idade entre 9 e 14 anos, já que a proteção contra o vírus é maior antes do início da vida sexual. A imunização também é realizada nos meninos na faixa etária de 11 a 14 anos”, orienta.
DIA D
No dia 24, será realizado o Dia D de combate ao câncer. Neste sábado, as unidades funcionarão de 8 às 17 horas com a oferta de preventivos, solicitação de mamografias e sala de espera. O horário estendido possibilitará o atendimento às mulheres que exercem atividades profissionais externas.