A orquestra é uma das iniciativas do projeto social Harmônicos de Conservatória, voltado para crianças da comunidade do distrito de Valença. Idealizado e de curadoria da artista Juliana Maia, os alunos estudam música e artes gratuitamente, entre outras atividades, como forma de desenvolvimento do seu conhecimento de mundo e repertório cultural.
Para Juliana Maia, é gratificante ver a ascensão e reconhecimento da orquestra. “É tão lindo vê-la florescendo, as crianças, do interior, sonhando. Muitas delas não teriam condições próprias de estudar um instrumento musical, mas veja hoje, estão sendo convidadas para se apresentar no Theatro Municipal do Rio”, observa.
Considerando o impacto severo na vida das pessoas em razão da pandemia, Juliana Maia destaca a arte como um importante instrumento de formação do indivíduo e resgate da autoestima, sobretudo durante e após este período difícil. “Eles conseguem ver com a orquestra o quanto precisamos ser unidos, o quanto a cooperação é necessária, além de mensurar a importância de levar o nome de Conservatória e o município de Valença para todo o estado do Rio. Eles já estão sonhando — ver crianças sonharem é a mais bela melodia que os nossos ouvidos podem ouvir”.
Sobre o evento
O Theatro Municipal do Rio realizará no dia 5 de novembro a comemoração do Dia Nacional da Cultura. A programação iniciará às 9 h e terminará com o lançamento aberto ao público do filme “Pixinguinha — um Homem Carinhoso” sobre a vida e obra do músico. A Orquestra Sinfônica Harmônicos de Conservatória será uma das atrações do evento. Mais informações podem ser consultadas em http://theatromunicipal.rj.