VOLTA REDONDA
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) segue ampliando o diálogo com a população de Volta Redonda, com o objetivo de fortalecer a segurança pública e aumentar a participação da sociedade no sistema. Nessa segunda-feira, dia 26, o secretário Municipal de Ordem Pública, coronel Luiz Henrique Barbosa, se reuniu com moradores e comerciantes do bairro 207, na Igreja Sagrado Coração de Jesus, para apresentar o funcionamento do sistema de segurança pública do município, os avanços alcançados nos últimos anos e as estratégias adotadas para prevenção e combate à criminalidade. “Estamos apresentando um resumo do que temos feito e o sistema de segurança pública, o colocando à disposição dos moradores e comerciantes. Estar ao lado dessas pessoas reforça o nosso compromisso de buscar soluções reais, fortalecer a proteção e garantir a tranquilidade para todos. Segurança pública é sinônimo de qualidade de vida e é isso que temos promovido em Volta Redonda”, disse coronel Henrique.
Um dos principais temas abordados foi o fortalecimento do sistema de videomonitoramento realizado pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), o projeto “Cidade Monitorada”. Atualmente, Volta Redonda conta com mais de duas mil câmeras espalhadas pelo município, sendo cerca de 350 equipamentos particulares já integrados ao sistema público.
Coronel Henrique incentivou comerciantes e moradores a participarem do projeto por meio do compartilhamento de imagens de suas câmeras privadas, ampliando a capacidade do monitoramento público, auxiliando na prevenção de crimes, no esclarecimento de ocorrências e no apoio a investigações –inclusive em situações como acidentes de trânsito e casos de desaparecimento de pessoas, por exemplo. “Temos conquistado novos aliados na prevenção e no combate ao crime, com a adesão de comerciantes ao sistema de compartilhamento de imagens. Afinal, não existe sucesso na segurança pública sem a participação ativa da sociedade. Porque não conseguimos ter uma viatura em cada esquina, mas podemos contar com um cidadão de bem disposto a colaborar com as forças de segurança. Seguiremos fortalecendo a parceria com a população de Volta Redonda”, disse o secretário.
Para que as câmeras sejam incorporadas ao sistema do Ciosp, os equipamentos precisam atender a critérios como interesse público, viabilidade técnica e capacidade de armazenamento de imagens por, no mínimo, 20 dias. A adesão ao projeto não gera custos e os interessados podem procurar a Semop, que fica na Ilha São João, para mais detalhes.
O encontro na 207 faz parte de uma série de reuniões promovidas pela Semop para fortalecer a segurança de proximidade. A próxima reunião acontece nesta quinta-feira, dia 29, às 20 horas, no bairro 249, no Ginásio Poliesportivo Abraham Medina. Em razão das chuvas dos últimos dias, alguns encontros em outros bairros foram adiados, mas serão remarcados em breve, garantindo a continuidade do diálogo com a população.